Café

Estação Experimental da Coopercitrus em Araxá dissemina boas práticas e novas tecnologias para o cultivo de café

Pesquisas são pensadas para fortalecer os produtores rurais e contribuir para o desenvolvimento do setor cafeeiro de toda a região.


Publicado em: 10/01/2023 às 15:40hs

Estação Experimental da Coopercitrus em Araxá dissemina boas práticas e novas tecnologias para o cultivo de café

A Coopercitrus tem como um de seus pilares apoiar novas tecnologias e disseminar informações para melhorar a produção dos cooperados. Com esse objetivo, mantém uma Estação Experimental de Café em Araxá, MG, fruto da incorporação da Cooperativa Agropecuária de Araxá em 2017. Esse polo é importante para o incentivo a novas tecnologias e boas práticas para o setor cafeeiro. 

A área de 5,5 hectares conta com uma completa estrutura física e um time especializado para acolher e desenvolver todas as suas atividades. No total, são 3,55 hectares de lavoura, rodeados por áreas de preservação permanente. Atualmente, 15 empresas parceiras fazem uso de microáreas segmentadas para a condução de experimentos de campo, focando na validação e na demonstração de suas tecnologias na variedade catuaí 144 arábica. Duas áreas são gerenciadas pela Coopercitrus, que maneja oito cultivares diferentes de café, para levar mais conhecimento aos cooperados. 

“Como os campos experimentais são de diferentes empresas, os produtores podem, em uma mesma área, analisar comparativos e conhecer diferentes protocolos para condução de lavouras, ganhando mais assertividade nas decisões tomadas em sua propriedade”, explica o engenheiro agrônomo e consultor especialista em café Francisco Correa Junior, responsável pelo polo de desenvolvimento tecnológico da Estação.

A lavoura foi plantada em dezembro de 2018. “Antes de iniciarmos as parcerias com as empresas, a Coopercitrus desenvolveu um protocolo de manejo que reestruturou toda área, com a renovação de todo o cafezal, investindo em todas as etapas, do planejamento, preparo de solo, até o plantio”, explica Francisco. 

A produtividade média das duas primeiras colheitas na Estação Experimental da Coopercitrus de Araxá com nove variedades foram:

  • Catuaí 144: 40,12 sacas/hectare
  • Bourbon: 33,72 sacas/hectare
  • Topázio: 38,19 sacas/hectare
  • Catuaí 24/137: 34,29 sacas/hectare
  • Arara: 37,67 sacas/hectare
  • IPR 100: 29,73 sacas/hectare
  • Guará: 37,89 sacas/hectare
  • IAC 125 RN: 43,37 sacas/hectare
  • Catuaí 2SL: 25,43 sacas/hectare

Média de produtividade da safra 2021 e 2022 

tab_produtividade_cafe

De porteiras abertas 

Cada pesquisa desenvolvida pela Estação Experimental é pensada para fortalecer os produtores rurais e contribuir para o desenvolvimento do setor cafeeiro. “Recebemos a visita de muitos produtores. Além de levar informação aos nossos cooperados, a nossa Estação também une conhecimentos teóricos e práticos, preparando os futuros profissionais do agro do futuro”, comenta Francisco. 

A Estação Experimental de Café de Araxá fica aberta aos cooperados das 7h30 às 17h30. As visitas podem ser agendadas. Caso tenha interesse, fale com um consultor da Coopercitrus ou procure a unidade da cooperativa mais próxima de você.

 

Fonte: Coopercitrus

◄ Leia outras notícias