Publicado em: 27/05/2014 às 15:30hs
O evento terá início com o 5º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, no dia 3 de junho, das 8h às 18h, no qual serão discutidos implantação, manejo, planejamento e gestão da lavoura mecanizada. De 4 a 6 de junho o público poderá visitar o estande da EPAMIG e conhecer publicações técnicas de café e outros produtos com tecnologia EPAMIG. Os cafeicultores também poderão avaliar na prática o funcionamento de equipamentos durante Dinâmica de Máquinas, tradicionalmente realizada pela EPAMIG, nas lavouras de café da Fazenda Experimental. Serão 15 estações de campo, sendo que em uma, pesquisadores da EPAMIG apresentarão uma cultivar de café adaptada ao clima e solo do estado e em outra mostrarão como deve ser feito o controle químico da broca-do-café.
De acordo com o presidente da EPAMIG, Marcelo Lana, a Expocafé é uma vitrine que visa garantir inovação para a cafeicultura brasileira. “É uma oportunidade para o cafeicultor buscar novas tecnologias”, afirma. De acordo com Marcelo, a pesquisa agropecuária tem trabalhado no sentido de garantir à cafeicultura mineira sua liderança na produção nacional de café. “O Brasil é o maior produtor de café do mundo e Minas o maior estado produtor de cafés especiais. Parte dessa construção é resultado das pesquisas desenvolvidas pela Empresa e instituições ligadas ao setor científico”, ressalta.
A Expocafé é realizada desde 2005 na Fazenda Experimental da EPAMIG, que é referência em pesquisa de cafeicultura na região. Lá é possível conhecer mais de 40 variedades de café resultantes do programa de melhoramento genético do cafeeiro, conduzido pela EPAMIG. Estão em pesquisa mais de 500 materiais genéticos, alguns já avaliados e adaptados para atender às necessidades específicas de produtores e regiões, e outros são linhagens ainda em estudo.
Fonte: EPAMIG
◄ Leia outras notícias