Publicado em: 30/04/2025 às 09:00hs
Cerca de 500 mulheres do café se reuniram em Manhuaçu para o tradicional encontro sobre liderança e inovação
Liderança, protagonismo, segurança e o poder coletivo das mulheres no setor cafeeiro foram os principais temas de palestras durante o encontro realizado em Manhuaçu, na região das Matas de Minas. Organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, o evento fez parte do Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas e reuniu cerca de 500 mulheres, incluindo produtoras de diversas cidades e comunidades rurais da região.
Já consolidado e aguardado pelas produtoras rurais, o Encontro de Mulheres do Café mobilizou caravanas e associações de mulheres, promovendo uma rica troca de experiências e conhecimento. Silvana Novais, gerente de Mulher, Jovem e Inovação do Sistema Faemg Senar, que esteve à frente das primeiras edições do evento, explicou a importância do encontro: “Iniciamos esse movimento com o objetivo de incentivar as mulheres a participarem desse espaço dedicado à cafeicultura, se capacitarem e reconhecerem o papel essencial que desempenham, especialmente na qualidade dos cafés das Matas de Minas”.
Silvana também destacou que o sucesso do evento, que hoje é um grande marco, deve-se à persistência do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e à atuação de Izaura Paixão, antiga mobilizadora. Patrícia Sad, atual agente de desenvolvimento rural do Sindicato, complementou: “O legado desse trabalho segue sendo mantido. É uma honra receber essas mulheres para um momento de troca, aprendizado e confraternização”.
Andreia Mírian Araújo, produtora iniciante de Orizânia, descreveu o encontro como um café que “desperta o corpo e abraça a alma”. Para ela, o mais valioso foi poder “conhecer outras mulheres e suas realidades”. Ela esteve presente com outras produtoras e a secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Orizânia, Gracilaini Lanzarini, que destacou a importância do evento: “Este é um momento de inspiração e valorização do papel da mulher na comunidade”.
Viviane Cunha, vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino, enfatizou que o evento é um reflexo da união de diversas entidades em prol das mulheres do café: “Esse encontro é uma forma de mostrar que nós, mulheres do café, existimos, fazemos a diferença e estamos em constante busca de conhecimento”.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra, acompanhou as palestras e, ao final do evento, reforçou: “As portas da nossa entidade estão sempre abertas para as mulheres e os jovens, com a missão de apoiar o crescimento e a valorização de todos no setor”.
Este encontro não só reafirma o protagonismo das mulheres no agronegócio, mas também fortalece a rede de apoio e incentivo mútuo dentro da cafeicultura, essencial para o desenvolvimento do setor.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias