Café

Empresário ligado ao café assume Subsecretaria do Agronegócio

Antônio Carlos Xavier da Gama é de Manhuaçu, no Vale do Rio Doce, e tem atuação destacada no agronegócio


Publicado em: 12/05/2014 às 13:20hs

Empresário ligado ao café assume Subsecretaria do Agronegócio

O novo subsecretário do Agronegócio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos Xavier da Gama (“Toninho Gama”), disse na solenidade de posse, nesta quinta-feira (8/5), que espera contribuir para a valorização das cadeias produtivas da agricultura e pecuária. “Ocupo o cargo para servir ao Estado com o mesmo empenho que sempre dediquei ao associativismo voltado para o desenvolvimento rural, ciente do aumento da responsabilidade”, explicou.

A solenidade contou com a presença de políticos e empresários de Manhuaçu e região.

Bacharel em Direito, com pós-graduação pela Unisul, Antônio Carlos Xavier da Gama tem 50 anos. Foi vereador em três mandatos no município de Manhuaçu e presidente da Câmara por duas vezes. É empresário e foi secretário Municipal de Indústria e Comércio em Manhuaçu nos anos de 1999 e 2000.

De acordo com o secretário da Agricultura, André Merlo, as principais credenciais de Antônio Carlos para o cargo são os seus vínculos com o agronegócio, principalmente a produção de café. Ele responde há 18 anos pela coordenação do Simpósio Municipal do Café de Manhuaçu, na Zona da Mata, realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (Aciam). O programa do simpósio inclui temas relacionados à busca da qualidade e sustentabilidade para a cafeicultura, como boas técnicas de produção, pesquisa, processamento e comercialização do produto, além da política de preços.

Merlo considera que a experiência do novo subsecretário do Agronegócio em relação às atividades rurais deve facilitar sua atuação na Seapa, pois a Subsecretaria tem grande abrangência. “Os trabalhos da Subsecretaria estão vinculados a programas como o Minas Carne, Minas Leite, Minas Mais Seguro, Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Biodiesel, Aquacultura, Fundo Estadual do Café, Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa) e Inteligência Competitiva do Agronegócio”, explica.

 

Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

◄ Leia outras notícias