Café

ELAS ENTENDEM DE CAFÉ

Empresárias marcam presença no 4º Encontro IWCA Brasil, durante a Semana Internacional do Café, de 15 a 18/09, em Belo Horizonte


Publicado em: 17/09/2014 às 08:30hs

ELAS ENTENDEM DE CAFÉ

Empresárias do ramo do café participam do Encontro das Mulheres IWCA Brasil que integra, no dia 16 de setembro, a programação do 9º Espaço Café Brasil. O encontro acontece durante a Semana Internacional do Café, de 15 a 18 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. A Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil é uma rede que busca inspirar e fortalecer as mulheres, por meio do acesso à capacitação, aprendizado e informação. Defende a redução de barreiras e acesso a mercados, representando as mulheres em instâncias nacionais e internacionais.

A presidente da IWCA BRASIL, Débora Fortini Souza, explica que as mulheres discutirão, durante o evento, necessidades e interesses de cada região brasileira. O objetivo é promover a participação feminina nas decisões das políticas cafeeiras, contribuir para a criação de ações que priorizem o respeito à mulher e ao homem do campo, assim como ao meio ambiente, além de divulgar e valorizar os cafés de qualidade. “O trabalho básico é de integrar as representantes das diversas regiões e setores da cadeia do café; observar e acompanhar os passos de implementação do planejamento e utilizá-lo como ferramenta para manter a IWCA Brasil em melhoria contínua. A comercialização do café produzido com a participação da mulher e diferencial de preço é projeto em andamento”, conclui.

A SIC 2014 é realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Café Editora e Sebrae. O evento conta com patrocínio diamante do Sistema Ocemg, SESCOOP e Sistema OCB e patrocínio ouro da Case Agriculture.

Inscrições para o 4º Encontro IWCABrasil podem ser feitas pelo site: http://semanainternacionaldocafe.com.br/.

À FRENTE DO SETOR

Brigida Salgado - Vice-presidente da IWCA BRASIL, produtora de café orgânico e biodinâmico em Piatã, Chapada Diamantina, Bahia, e presidente da Cooperativa de Produtores de Cafés Orgânicos.

Debora Simoes Fortini Souza - Advogada, sócia diretora da Becoor e Academia do Café, empresas que atuam na Exportação e Importação de cafés especiais, além de treinamento, aprendizado e formação técnica em café. Como cafeteria especial em BH a empresa foi eleita pela Veja BH a melhor cafeteria da cidade de 2104.

Ana Claudia Martins - Primeira mulher certificada Q Grader e Degustadora de Cafés (formada na Academia do Café e na Associação Comercial de Santos), dentro do Grupo Unicafé Cia. de Comércio Exterior.

Marisa Contreras - Proprietária da Fazenda Capoeira no Sul de Minas (Areado-MG), atua no Comitê de Projetos e Produtos da IWCA BRASIL. Medalha de honra ao Mérito 2013, concedida pela FAEMG aos 10 melhores produtores do Estafo de MG. Selecionada pela ITC e OMC / ONU, para participar da Feira Internacional do Café (Seatle, 2014).

Cintia Matos Mesquita - Técnica em Cafeicultura, analista ambiental e responsável pela certificação de qualidade de aproximadamente 6.000 cooperados da Coocafé nas Matas de Minas.

Ilana Bastos - Advogada, filha e neta de produtores de café de Dourados, interior paulista, representa a indústria na diretoria da IWCA BRASIL. Diretora Comercial na Central São Paulo Indústria e Comércio de Café e Prod. Agrop. Ltda

Informações/Inscrições: www.semanainternacionaldocafe.com.br.

 

Fonte: Link Comunicação Empresarial

◄ Leia outras notícias