Publicado em: 10/07/2014 às 12:30hs
É o segundo ano consecutivo em que a cooperativa embarca o produto ao país caribenho no âmbito de um programa do governo de apoio aos cubanos.
Dobro - Em 2014, os embarques da Coopeavi vão mais que dobrar em relação ao volume de 2013, que somou 20 mil sacas e rendeu US$ 3 milhões, segundo Giliarde Cardoso, analista da cooperativa. Os embarques deste ano envolvem café produzido por cerca de 200 famílias.
Embarques - Conforme informações fornecidas pela cooperativa, os embarques do produto para Cuba, divididos em cinco lotes, foram iniciados em maio. Contemplam o café conilon tipo 7, considerado de bom padrão de qualidade. Em Cuba, o produto é industrializado e direcionado ao governo local, que o inclui na cesta básica.
Visita - Neste ano, uma delegação cubana visitou novamente a Coopeavi para verificar sua estrutura e definir a continuidade das exportações. Para realizar os primeiros embarques, no ano passado, a Coopeavi participou de um processo de seleção organizado pelo governo cubano.
Passo - A ampliação dos embarques de café da Coopeavi para Cuba é mais um passo da cooperativa em sua frente exportadora. Há 13 anos, a cooperativa começou a receber café e as exportações da commodity começaram apenas em 2011. Com 8,5 mil cooperados, cerca de 5,6 mil cafeicultores, a Coopeavi exportou, no total, 23,7 mil sacas de café em 2013, ante 3,8 mil em 2012.
Fonte: Parana Cooperativo
◄ Leia outras notícias