Café

Controlador e gerenciador de secadores de café é uma das inovações apresentadas na Expocafé

Uma inovadora tecnologia para monitorar o funcionamento de secadores de café e outros grãos é uma das atrações que estão sendo apresentadas na 16ª Expocafé, em Três Pontas, no sul de Minas


Publicado em: 14/06/2013 às 12:50hs

Controlador e gerenciador de secadores de café é uma das inovações apresentadas na Expocafé

A empresa Hi-Z Vale, que desenvolveu o projeto, ocupa o stand da UFLA e do INCT Café na feira que vai até amanhã (14). A empresa faz parte do Programa Municipal de Incubação Avançada de Empresas de Base Tecnológica de Santa Rita do Sapucaí-MG (PROINTEC), onde é sediada.

A ideia do produto surgiu da necessidade do cafeicultor quanto às questões relacionadas à mão de obra e aos custos de produção para a secagem do café em secadores verticais e horizontais. Após dois anos de pesquisa e testes nasceu o CAMPOtech SGMobileX1.

Dotado da mais alta tecnologia, o dispositivo permite ao produtor verificar o estado atualizado do secador, como temperatura de secagem e horas trabalhadas, além de ajustar automaticamente as faixas de temperatura por meio do telefone celular através de mensagem. Assim, de sua residência na cidade, o cafeicultor monitora e altera as regulagens do secador que está na fazenda.

Com ele não é necessário manter um funcionário na vigília diurna, noturna ou aos finais de semana, possibilitando que este funcionário execute outras atividades enquanto o secador trabalha sozinho. Em caso de falhas mecânicas, pane no elevador, excesso de temperatura ou qualquer outro problema, o aparelho desligará o secador automaticamente e enviará mensagem informando o que ocorreu. Também, caso o problema seja com o dispositivo, o mesmo conta com chaves específicas que alteram o modo de operação para o manual, e dessa forma o secador passa a ser operado no regime normal.

O Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Hi-Z Vale, Rodrigo Mira de Oliveira, salientou os benefícios que o dispositivo gera. “Com a mão de obra cada dia mais escassa e onerosa, o dispositivo não só reduz os custos de produção do café como também auxilia o produtor durante a safra”. Oliveira ainda complementou. “Com o CampotechSGMobile X1 o produtor pode ficar tranquilo em relação à secagem do café. Pois agora ele tem um aliado que vigia e gerencia o trabalho de seu secador”, disse.

Para mais informações os cafeicultores e produtores de outros grãos podem entrar em contato pelos telefones (35) 3471-7722 ou (35)8828-9277. A Expocafé, maior evento do agronegócio café no Brasil, vai até amanhã (14) e conta com 140 stands, além de cerca de mil produtos. A expectativa de faturamento é de mais de R$ 200 milhões.

Fonte: Polo de Excelência do Café

◄ Leia outras notícias