Publicado em: 15/03/2024 às 18:40hs
De acordo com levantamento realizado pela Safras Consultoria, as vendas da safra de café 2023/24 (julho/junho) do Brasil atingiram 84% do potencial até o último dia 12 de março, representando um aumento de 5 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Apesar do avanço, as vendas permanecem em linha com o mesmo período do ano anterior, porém ligeiramente abaixo da média histórica de 85% para este período.
Considerando uma estimativa de safra de 65,53 milhões de sacas pela Safras & Mercado, já foram comercializadas 55,03 milhões de sacas.
Segundo Gil Barabach, consultor da Safras, observa-se um mercado menos volátil, com os produtores aguardando novidades do lado fundamental. O aumento no interesse de venda é influenciado pela expectativa de menor valorização dos preços junto com a proximidade da colheita da safra 2024.
As vendas de café arábica no Brasil atingiram 80% da produção, refletindo uma maior atividade por parte dos produtores. No entanto, essas vendas ainda estão abaixo do mesmo período do ano anterior e da média dos últimos 5 anos.
Destaque para o Sul de Minas, onde as vendas, especialmente junto às cooperativas, têm avançado significativamente. No caso do café conilon, a comercialização segue acelerada, com os produtores buscando aproveitar os preços altos e o interesse externo antes da chegada do café novo ao mercado. As vendas de conilon alcançaram 91% da produção, superando os números do ano anterior e a média histórica.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias