Café

Colheita de café avança no Brasil e atinge 13% da safra 2025/26, aponta Safras & Mercado

Trabalhos ganham ritmo com clima favorável, mas seguem abaixo da média histórica; destaque vai para o conilon no Espírito Santo


Publicado em: 23/05/2025 às 17:30hs

Colheita de café avança no Brasil e atinge 13% da safra 2025/26, aponta Safras & Mercado

Colheita nacional avança para 13% da safra 2025/26

A colheita de café no Brasil ganhou ritmo na última semana, com destaque para os trabalhos com o conilon (ou robusta), que estavam mais atrasados. De acordo com levantamento semanal da consultoria Safras & Mercado, até o dia 21 de maio, 13% da safra 2025/26 já havia sido colhida, o que representa um avanço de 6 pontos percentuais em relação à semana anterior.

Colheita ainda está atrasada em relação ao histórico recente

Apesar do progresso, o ritmo da colheita segue atrás do registrado no mesmo período do ano passado, assim como da média das últimas cinco safras (2020-2025) — ambas com 15% da produção colhida até esta data. A diferença, no entanto, está diminuindo gradualmente.

Colheita do conilon/robusta ganha força no Espírito Santo

A colheita do café conilon, também conhecido como robusta, atingiu 20% da produção esperada, ainda abaixo dos 22% registrados no mesmo período de 2024 e da média de 24% das últimas cinco safras.

Segundo o consultor Gil Barabach, da Safras & Mercado, “os trabalhos ganharam mais ritmo, com a maioria dos produtores iniciando a colheita. Os resultados preliminares mantêm a previsão de uma safra volumosa de conilon/robusta, especialmente no Espírito Santo.”

Arábica avança em ritmo mais lento, como é tradicional

No caso do café arábica, os trabalhos seguem em ritmo mais lento, conforme o padrão típico do início da colheita. A estimativa é de que 9% da produção total já tenha sido colhida, abaixo dos 11% observados no mesmo período de 2024 e da média de 10% das últimas cinco safras.

“O baixo percentual colhido e beneficiado ainda não permite uma avaliação mais precisa do perfil inicial da safra”, explicou Barabach.

Com condições climáticas favoráveis, a colheita tende a acelerar nas próximas semanas, especialmente se os bons volumes previstos para o conilon se confirmarem, reforçando a expectativa de uma safra robusta em 2025/26.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias