Publicado em: 17/07/2013 às 16:00hs
Os trabalhos de colheita avançaram oito pontos percentuais na comparação com o total colhido na semana anterior, informou a organização na terça-feira (16).
Os produtores da Cooxupé estão colhendo neste ano em um ritmo um pouco mais acelerado do que o verificado no mesmo período do ano passado, quando nesta época produtores tinham feito a colheita de 32,2 por cento da safra que a cooperativa esperava receber.
Na comparação com o total colhido nesta época em 2011, último ano de baixa no ciclo bianual do arábica, a colheita está ligeiramente atrasada. Naquela temporada, produtores tinham colhido 38,9 por cento da safra até o dia 13 de julho.
A colheita começou de forma antecipada, em função do tempo quente e seco no início do ano, o que acelerou a maturação dos cafezais. Mas depois chuvas diminuíram o ritmo em junho.
A área de atuação da Cooxupé tem expectativa de colheita de cerca de 8,4 milhões de sacas de 60 kg, o que já seria uma queda de 15 por cento na comparação com a temporada passada, em função de o ciclo atual ser de baixa produtividade na bianualidade do café arábica.
A cooperativa espera receber de seus cooperados aproximadamente 3,5 milhões de sacas este ano.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias