Publicado em: 25/08/2015 às 14:45hs
As informações foram apresentadas na semana passada, na sede da CNA, pelo coordenador de projeto do Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG), Fabrício Andrade. A reunião de validação contou com a presença do secretário de Política Agrícola do Mapa, André Nassar.
Segundo Fernando Rati, assessor técnico da CNA, a UFLA e as federações de agricultura e pecuária dos estados produtores de café têm um papel fundamental nos levantamentos. "Os painéis do ano de 2105 foram finalizados em abril e ocorreram em 12 praças espalhadas pelos principais estados produtores no País: Rondônia, Espírito Santo, Minas Gerias, Paraná, São Paulo e Bahia", observa.
Ele acrescenta que mais de 160 pessoas, entre cafeicultores, técnicos e diversas lideranças do setor de café participaram do estudo. "O levantamento de custos é anual e os números levantados são utilizados pela CNA na elaboração de materiais para auxiliar o cafeicultor na gestão e tomada de decisão", finaliza Rati.
O Campo Futuro disponibiliza informações estratégicas para facilitar a tomada de decisões do produtor rural, mediante o acesso a um completo banco de dados do setor agropecuário, com a evolução sistemática dos custos de produção e da rentabilidade das principais atividades agrícolas e pecuárias e da publicação Ativos do Campo.
A geração de informações compreende o desenvolvimento de quatro ações: realização de painéis, que são instrumentos metodológicos para identificar os sistemas e coeficientes de produção de cada atividade rural em uma região específica; desenvolvimento de indicadores, como custo de produção e rentabilidade das culturas agrícolas e da pecuária nos estados; criação de um sistema de informação para consolidação dos dados gerados pelo projeto de forma acessível e divulgação de publicações, como análises e relatórios setoriais de desempenho da agropecuária brasileira. Os ativos do café podem ser acessados no site: canaldoprodutor.com.br
Fonte: Folha Web
◄ Leia outras notícias