Café

Cafés especiais de pequenos produtores mineiros chegam aos supermercados de Belo Horizonte

Premiados no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, grãos selecionados são lançados nas prateleiras da rede Verdemar, valorizando o trabalho de agricultores familiares


Publicado em: 06/05/2025 às 09:00hs

Cafés especiais de pequenos produtores mineiros chegam aos supermercados de Belo Horizonte

Os cafés especiais vencedores da 21ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Emater-MG em 2024, já podem ser encontrados nos supermercados de Belo Horizonte. A nova linha, intitulada “Cafés Campeões”, foi lançada nesta segunda-feira (28/4) nas 17 unidades da rede Verdemar, durante um evento realizado na capital mineira.

A iniciativa, que chega ao sétimo ano consecutivo, resulta da parceria entre a Emater-MG e a rede Verdemar e tem como principal objetivo valorizar os cafés de excelência produzidos em Minas Gerais, com destaque para os grãos cultivados por agricultores familiares. Nesta edição, foram selecionados 12 produtores das regiões das Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas, cujos cafés obtiveram as maiores pontuações na competição do ano passado.

“Temos uma gama de ações voltadas ao setor cafeeiro que transformaram significativamente a produção em Minas Gerais. Entre essas ações está o Concurso de Qualidade dos Cafés. Atualmente, não somos apenas o maior produtor mundial de café commodity, mas também nos destacamos na produção de cafés especiais, reconhecidos internacionalmente. É uma grande satisfação ver esse reconhecimento refletir na qualidade de vida dos produtores”, destacou o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

A edição de 2024 do concurso reuniu 1.406 amostras oriundas de 146 municípios mineiros, sendo considerada uma das mais relevantes do país. Os cafés foram avaliados por meio de análises físicas e sensoriais realizadas por Q-Graders — profissionais com certificação internacional —, com base nos critérios estabelecidos pela Specialty Coffee Association (SCA). Apenas as amostras que ultrapassaram 85 pontos avançaram para a fase final.

O destaque da edição foi o agricultor familiar Onofre Alves Lacerda, de 79 anos, natural de Espera Feliz (região das Matas de Minas). Com uma pontuação de 92,7 na categoria Café Natural, Lacerda tornou-se o primeiro bicampeão estadual do concurso — ele também venceu a edição de 2017. O produtor recebeu ainda o Prêmio de Sustentabilidade por alcançar a maior nota entre os participantes do programa de certificação Certifica Minas Café.

“É uma honra imensa participar deste concurso. Jamais imaginávamos alcançar esse nível. Recebemos um grande apoio da Emater, e agora temos também o reconhecimento da rede Verdemar. Hoje, produzo um dos melhores cafés de Minas e do mundo — inclusive já exportamos para outros países”, celebrou o produtor.

Variedade e identificação nas prateleiras

A linha “Cafés Campeões Verdemar” está disponível em três formatos: torrado e moído para filtro, torrado e moído para expresso e torrado em grãos. As embalagens são personalizadas com a fotografia e o nome do produtor, a nota alcançada no concurso, as características do café e o selo oficial do evento, permitindo ao consumidor conhecer mais de perto a origem do produto que consome.

“Nosso compromisso sempre foi valorizar produtos premium e proporcionar ao nosso público experiências gastronômicas diferenciadas. É uma honra apoiar o cafeicultor mineiro e disponibilizar ao consumidor cafés de altíssima qualidade”, afirmou Alexandre Poni, sócio da rede Verdemar.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Emater-MG e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Fundação de Apoio à Extensão, Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento (Faepe). A edição de 2024 contou com o patrocínio do Sicoob Crediminas, da rede Verdemar e da Oficina do Espresso.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias