Café

Cafés das Matas de Minas se destacam entre os melhores do Brasil no Coffee of the Year 2025 com apoio do ATeG

Produtores do ATeG conquistam destaque nacional em concurso de cafés especiais


Publicado em: 10/11/2025 às 11:35hs

Cafés das Matas de Minas se destacam entre os melhores do Brasil no Coffee of the Year 2025 com apoio do ATeG

Produtores das Matas de Minas atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema Faemg Senar, estão entre os 150 melhores cafés do Brasil no Coffee of the Year (COY) 2025, um dos concursos mais prestigiados do país.

Das 20 amostras enviadas pelo Senar Minas, 10 foram classificadas entre as melhores do Brasil — sete delas produzidas na região das Matas de Minas, reforçando o reconhecimento nacional da qualidade e do potencial dos cafés locais.

ATeG impulsiona qualidade e visibilidade dos cafés mineiros

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, destacou que o resultado reflete o impacto positivo das ações do programa.

“Das amostras que participaram do cupping do ATeG, várias foram encaminhadas ao COY, e 70% delas são da nossa regional. Isso mostra a força da região e o resultado das capacitações e do acompanhamento técnico que realizamos junto aos produtores”, explicou.

O ATeG oferece suporte técnico e gerencial contínuo aos cafeicultores, contribuindo para aprimorar processos, elevar padrões de qualidade e posicionar os cafés mineiros entre os melhores do país.

Histórias de sucesso: produtores celebram reconhecimento

Entre os destaques está o produtor Carlos Martins, de Araponga, participante do programa há dois anos. Ele comemora o avanço da propriedade no universo dos cafés especiais.

“Quando surgiu a oportunidade de entrar no ATeG, sabíamos que ia nos ajudar muito. Este ano, com o apoio do programa, conseguimos preparar melhor os lotes e alcançar o top 20 entre 2.500 amostras do Cupping e entrar no grupo dos 150 melhores do COY. É muito gratificante”, afirmou.

A esposa e também cafeicultora, Stéfane Martins, compartilha a emoção da conquista:

“Estamos muito felizes. É uma alegria imensa ver nosso sonho acontecendo e sermos reconhecidos por um trabalho que fazemos com tanto amor. É o resultado de muito esforço e dedicação”.

Outro nome que celebra o bom desempenho é Fabiano Diniz, de Manhuaçu, produtor de cafés especiais desde 2019.

“Desde 2021 envio amostras para o COY e, este ano, tive o apoio do Sistema Senar para participar. Foi uma surpresa boa o desempenho do meu café Catimor, uma variedade híbrida que se destacou muito entre as melhores”, disse.

Região das Matas de Minas consolida posição entre os polos de excelência

Os resultados finais do Coffee of the Year 2025 e do Cupping ATeG serão anunciados durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, nesta semana.

Independentemente do resultado final, as classificações já reforçam o protagonismo das Matas de Minas como um dos principais polos de cafés de qualidade do país. A região, conhecida pelas pequenas propriedades familiares, tem ganhado espaço no cenário nacional e internacional graças à dedicação dos produtores e ao suporte técnico do ATeG.

Segundo Marcos Reis, a evolução é visível.

“A cada ano percebemos um salto na qualidade das amostras enviadas para concursos e na presença no mercado. Isso é resultado direto das capacitações em áreas como classificação, degustação, torra, comercialização e cafés especiais”, concluiu.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --