Café

Cafés brasileiros foram exportados para 115 países

O volume físico representou um acréscimo de 13.3%, assim como a receita cambial que também teve crescimento de 13.4%, em relação ao ano safra anterior


Publicado em: 22/07/2021 às 19:40hs

Cafés brasileiros foram exportados para 115 países

Os cafés do Brasil foram exportados para 115 países no ano safra 2020/21 e totalizaram recorde no volume físico, de 45,6 milhões de sacas de café de 60Kg. Com arrecadação em termos de receita cambial no valor de R$5,84 bilhões de dólares, onde o preço médio da saca foi de $128,12 dólares.

O volume físico representou um acréscimo de 13.3%, assim como a receita cambial que também teve crescimento de 13.4%, em relação ao ano safra anterior.

Começou essa semana a emissão do CCIR, certificado de cadastro de imóvel rural, um mês mais cedo do que costuma ocorrer anualmente.

O procedimento é obrigatório e deve ser feito via internet pelo site do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o INCRA. Ou, no caso do Paraná, os produtores rurais tem a opção de ir até o Sindicato Rural da sua cidade, para que a guia seja emitida.

O CCIR é uma contribuição anual obrigatória que os produtores rurais devem recolher junto ao INCRA, como se fosse um imposto. Na prática, o CCIR comprova o cadastro do imóvel no chamado Sistema Nacional de Cadastro Rural, uma plataforma que reúne as informações cadastrais de todas as terras do Brasil.

Sem o certificado, os proprietários de imóveis rurais não conseguem fazer nenhuma movimentação em relação aos seus imóveis. Isso vale para operações como desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda sua área, utilizar como garantia para tomada de crédito rural ou para homologação de partilha amigável ou judicial em espólios.

O Paraná deve enfrentar uma quebra acentuada do milho safrinha, em todas as regiões do estado. Segundo os agricultores, as perdas chegam a uma média de 70% da lavoura.

Mesmo nas áreas em que as plantas continuam em desenvolvimento, a preocupação é de que os grãos não se desenvolvam com a qualidade esperada.