Café

Cafeicultores esperam safra 20% menor

Os cerca de 600 produtores da região iniciam colheita esta semana e comemoram qualidade dos grãos e clima estável


Publicado em: 14/05/2013 às 10:40hs

Cafeicultores esperam safra 20% menor

A safra de café de 2013 já começa a ser colhida em Marília e região, e apesar da bianualidade da cultura, que indica ser de baixa produção, este ano os produtores esperam colher de 20 a 25% a menos que na safra passada. Segundo o agrônomo da Coopemar, Aurélio Giroto, a quebra da safra não será tão acentuada por conta das boas condições de produção dos grãos.

“Todo ano de baixa temos quebra de até 50%, mas esta safra promete ser melhor do que as perspectivas para o ano. Se não chover durante a colheita, esperamos colher grãos de boa qualidade e maturação ideal”, analisou.

As lavouras de café dos 640 produtores divididos nos municípios de Marília, Ocauçu, Alvinlândia, Getulina, Paraguaçu Paulista, Vera Cruz, Oriente, Quintana, Cafelândia, Júlio Mesquita e Alvares de Carvalho, possuem grãos que já começaram a madurar. A colheita teve início na última semana e deve se estender até o final de julho, para os pequenos cafeicultores, e até o final de agosto para os grandes produtores.

“Os grãos estão bem granados e o tempo de colheita dependerá do clima, se continuar estável e sem chuvas a colheita deve ser rápida, porém se chover até mesmo a qualidade dos grãos pode ser afetada, além de demorar mais para o término da colheita”, disse Giroto.

O produtor Guilherme Meira deu início à colheita na última segunda-feira (6) e está otimista com a safra deste ano, contabilizando uma quebra de apenas 20%. “Esse ano foi bem atípico para a cultura, o que favoreceu uma melhor produção. Em toda a região, se o tempo não virar, a colheita será produtiva, garantindo boa qualidade dos grãos”.

Meira ainda destaca que a maturação dos grãos está se dando gradativamente, o que favorece a colheita. “Como ainda não choveu com grande intensidade não temos grande quantidade de grãos no chão, o que vai possibilitar uma maturação igualdada e qualidade da bebida”, destacou.

De acordo com o IPMET (Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp de Bauru), não há previsão de chuvas para os próximos três dias na região de Marília. A temperatura deve se manter com mínimas de 11º C e máximas de 25º C.

Fonte: Jornal de Marília

◄ Leia outras notícias
/* */ --