Publicado em: 18/10/2024 às 11:00hs
A cerimônia de premiação da 23ª edição do Concurso Regional de Qualidade de Café das Matas de Minas – Região de Muriaé foi realizada na última quarta-feira (16), na Chácara do Adelmo, em Muriaé. A presença feminina foi um dos pontos altos do evento, com destaque para as cafeicultoras Elica Aparecida Venancio, de São Sebastião da Vargem Alegre, vencedora na categoria Terras Altas (acima de 900 metros), e Claudiana Medeiros Lacerda, de Espera Feliz, campeã na categoria Cereja Descascado.
Claudiana Medeiros Lacerda também foi agraciada com o prêmio de Cafeicultura de Destaque, ao alcançar a maior pontuação entre as participantes, com 88,17 pontos. Além disso, recebeu o troféu Certifica Minas Café, uma honraria dedicada à qualidade sustentável. Na categoria Terras Baixas (até 900 metros), o vencedor foi Pedro Henrique Scolarick, de Caiana.
A edição de 2024 do concurso recebeu 391 amostras, enviadas por produtores da região atendida pela Uregi Muriaé, que abrange municípios como Antônio Prado de Minas, Caiana, Espera Feliz, Miradouro e outros. Segundo Rodrigo Couto, coordenador regional da Emater-MG, a competição é uma oportunidade para os produtores valorizarem suas colheitas, permitindo que os vencedores negociem o café a preços superiores à média do mercado.
Neste ano, o concurso foi realizado em três etapas: a primeira incluiu a recepção, separação por categoria, codificação e análise de umidade das amostras. Na segunda fase, as amostras foram provadas em xícara, classificadas por categoria. A etapa final consistiu na degustação das 20 melhores amostras de café natural (10 de Terras Altas e 10 de Terras Baixas) e das cinco melhores de Cereja Descascado.
O concurso, promovido pelo Governo de Minas por meio da Emater-MG, em parceria com cooperativas, sindicatos e prefeituras, reforça o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade da produção cafeeira na região das Matas de Minas.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias