Café

Café tem forte queda com expectativa de redução de tarifas de importação pelos EUA

Declarações do governo norte-americano sobre cortes tarifários pressionam as cotações do arábica e do robusta nas bolsas internacionais.


Publicado em: 13/11/2025 às 10:10hs

Café tem forte queda com expectativa de redução de tarifas de importação pelos EUA
Preços do café registram forte recuo nas bolsas internacionais

Os preços do café apresentaram queda acentuada nesta quarta-feira (12), após declarações de autoridades dos Estados Unidos indicarem possível redução nas tarifas de importação. A medida, se confirmada, tende a aliviar a escassez de oferta no país, que é o maior consumidor mundial da bebida.

Por volta das 13h (horário de Brasília), o café arábica era negociado a US$ 3,7975 por libra-peso, com desvalorização próxima de 5%, enquanto o café robusta recuava cerca de 5%, cotado a US$ 4.384 por tonelada métrica.

EUA sinalizam cortes de tarifas para conter preços internos

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que o governo norte-americano deverá fazer “anúncios substanciais” nos próximos dias para reduzir os preços de produtos importados, como café, bananas e outros itens não cultivados domesticamente.

As declarações vieram após o presidente Donald Trump ter adiantado, na terça-feira (11), que algumas tarifas de importação de café serão reduzidas. O objetivo é conter o aumento dos custos para os consumidores locais e estimular o abastecimento interno.

Vietnã pode ser o principal beneficiado com as mudanças

De acordo com analistas de mercado, o Vietnã, maior exportador global de café robusta, aparece como o país mais favorecido pelas possíveis reduções tarifárias. As perspectivas para o Brasil e a Colômbia, entretanto, seguem incertas, diante da falta de detalhes sobre quais nações serão contempladas.

O vice-primeiro-ministro vietnamita, Bui Thanh Son, informou que o país está negociando um novo acordo comercial com os Estados Unidos, com reuniões em andamento em Washington nesta semana. A expectativa é de que o entendimento possa reforçar o comércio bilateral e ampliar o acesso do café vietnamita ao mercado norte-americano.

Mercado acompanha decisão judicial nos EUA

Além das discussões tarifárias, investidores aguardam uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos sobre o uso de poderes de emergência pelo presidente Trump para impor tarifas internacionais abrangentes. O resultado poderá impactar diretamente a política comercial e influenciar o comportamento futuro das commodities agrícolas.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --