Publicado em: 04/06/2025 às 11:30hs
Os contratos futuros do café apresentaram desempenho divergente nas bolsas internacionais na manhã desta quarta-feira (4). Enquanto o arábica registrava alta, o robusta operava em queda. A tendência reflete o aumento da oferta global, com destaque para a colheita brasileira e o avanço da produção na Indonésia.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços seguem pressionados pela colheita da safra 2025/26 no Brasil. A colheita do café arábica ganhou ritmo em maio, enquanto a do robusta se intensificou ao longo do mesmo mês. Além disso, a expectativa de uma safra maior de robusta contribui para o cenário de desvalorização.
Segundo informações da agência Reuters, negociantes destacaram que as safras recém-colhidas na Indonésia também ajudaram a elevar a oferta global de café robusta, ampliando a pressão sobre os preços internacionais.
O analista de mercado da Archer Consulting, Marcelo Moreira, avalia que, no curto prazo, o mercado está "sobrevendido", o que pode abrir espaço para um repique nos preços. Ele aponta que o contrato de julho/25 na Bolsa de Nova York pode buscar o intervalo entre 370 e 380 cents por libra-peso. "O gatilho para essa alta pode ser a confirmação de problemas na qualidade ou produção do arábica e uma possível nova frente fria com risco de geada nas próximas semanas", explicou.
Por volta das 9h (horário de Brasília), o café arábica registrava os seguintes movimentos:
No mesmo horário, os contratos de café robusta apresentavam queda:
O mercado segue atento ao andamento da safra brasileira e às condições climáticas, fatores que podem influenciar a volatilidade dos preços nas próximas semanas.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias