Café

CAFE: Embrapa estimula o uso dos lavadores “Maravilha” na producao com qualidade

O cuidado dispensado durante toda a fase de pós-colheita do café é um dos grandes diferenciais para a obtenção de um produto de qualidade


Publicado em: 27/01/2014 às 19:15hs

CAFE: Embrapa estimula o uso dos lavadores “Maravilha” na producao com qualidade

Tecnologias de baixo custo de produção – lavadores “Maravilha”, tipo caixa e tela sombrite e com sistema basculante – estão acessíveis para cafeicultores com pequena escala de produção. E, nesse processo, a forma de lavagem dos grãos e de uso e reúso da água vai influenciar também na sustentabilidade da produção e do meio ambiente. Sobre o tema, a Embrapa Café lança a Circular Técnica 4 “Lavadores e Sistema de Reúso da Água no Preparo do Café”. Os autores da publicação pertencem às seguintes instituições: Universidade Federal de Viçosa - UFV - Juarez Souza e Silva; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES - Aldemar Polonini Moreli; Embrapa Café - Sammy Fernandes Soares e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig - Sérgio Maurício Lopes Donzeles.

A publicação mostra diferentes tecnologias para a lavagem (máquinas cada vez mais eficientes no uso da água para compor as novas unidades de processamento) e separação dos diversos tipos de fruto cafés (cereja, bóias, verdoengos e verdes, bem como o reúso da água pelo Sistema de Limpeza de Água Residuária – SLAR na produção de café cereja descascado.

Para ler a matéria na íntegra, acesse os sites da Embrapa Café e do Consórcio Pesquisa Café.

Fonte: Embrapa Cafe

◄ Leia outras notícias