Publicado em: 29/04/2013 às 13:30hs
O evento realizado no último dia 19 de Abril, na Fazenda Experimental da EPAMIG em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, foi uma das ações do projeto “Desenvolvimento e Avaliação de Ferramentas de Comunicação Rural para a Cafeicultura do Sul de Minas”, financiado pelo Consórcio Pesquisa Café. O projeto é uma parceria entre a EPAMIG, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e contou ainda com o apoio da Cooperativa dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso), Copasa e Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.
Na abertura oficial do evento compuseram a mesa o Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, liderança na Assembleia Legislativa de Minas Gerais que apoia o setor cafeeiro; José Rogério Lara , vice-presidente da Cooparaíso ; Plínio Soares, Diretor de Operações Técnicas da EPAMIG; o Secretario de Agricultura de São Sebastião do Paraíso Mauro Westin; Ailton Sillos , Secretario de Desenvolvimento Sustentável e Presidente da Associação Comercial de São Sebastião do Paraíso ; Representando a Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, a Emater, o Extensionista Salvio Antunes e também Juraci Junior, Gerente da Fazenda Experimental da EPAMIG de São Sebastião do Paraíso.
Em seu discurso, o Deputado Estadual, Antônio Carlos Arantes falou sobre a relevância da pesquisa agropecuária. “Destacamos a importância da EPAMIG que nos últimos 20 anos contribuiu para dobrar a produtividade do café. Isto mostra realmente que o Brasil evoluiu muito na questão tecnológica e na valorização do produtor rural.” completou Arantes.
Palestras e dinâmicas de campo nas estações técnicas marcaram o evento e foram apresentadas aos participantes, elucidando os resultados de pesquisas da EPAMIG, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café, o INCT/ Café tendo principal foco a apresentação de soluções e inovações tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio café, em benefício do produtor e da sociedade. Empresas do segmento privado também mostraram seus portfólios de produtos voltados ao agronegócio café como a Basf, Bayer e Cheminova. O evento contou com o apoio da Cooparaíso, Valtra e Syngenta. Também integrou a programação do encontro, o projeto Ciência Móvel EPAMIG, criado com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia agropecuária. Trata-se de um ônibus com um pequeno laboratório para demonstração das pesquisas e publicações técnicas desenvolvidas pela Empresa.
Para Vanda Cornélio, Pesquisadora e Coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia da EPAMIG - Sul de Minas, o evento de São Sebastião do Paraíso foi excelente pois contou com a presença de um grande número de técnicos da extensão da Emater e cooperativas como a Cooparaiso e Cooxupé além de produtores de diversos municípios inclusive do estado de São Paulo, dando destaque para o apoio da Cooparaíso e de outras instituições para realização do evento.
O principal foco do objetivo do evento é incentivar a troca de informações, difusão de tecnologias, informações de mercado e, sobretudo a aproximação entre produtores, pesquisadores e extensionistas da região.
Para Sérgio Parreiras Pereira , Pesquisador Científico do Instituto Agronômico IAC e mediador da Rede Social do Café, o evento surpreendeu as expectativas e demostrou que definitivamente as instituições de pesquisa e de extensão rural devem estar juntas no atendimento às demandas dos cafeicultores. “É muito importante eventos que tragam os produtores rurais as fazenda experimentais, para que possam ver “in loco” os resultados que vem sendo obtidos nos ensaios. Essa articulação inovadora entre EPAMIG, UFLA, EMATER e IAC, com aporte financeiro do Consórcio Pesquisa Café, nos faz chegar à conclusão que juntos podemos mais, e quem ganha é a cafeicultura.”
Para os produtores e técnicos que não puderam comparecer ao evento, a Rede Social do Café está disponibilizando um cardápio das palestras e estações técnicas em forma de vídeos com todas as apresentações que podem ser conferidas no link: CLIQUE AQUI.
Fonte: Rede Social do Café
◄ Leia outras notícias