Publicado em: 24/10/2025 às 08:00hs
O 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro se tornou o primeiro concurso de cafés do Brasil a adotar o CVA (Coffee Value Assessment), protocolo internacional da Specialty Coffee Association (SCA) que oferece mais precisão, consistência e transparência nas avaliações sensoriais de cafés de origem controlada. A iniciativa reforça a vocação inovadora da região e sua referência em qualidade e rastreabilidade.
A edição deste ano lançou a Categoria Doce Cerrado Mineiro, destinada a reconhecer os cafés mais doces da safra 2025/2026. As amostras foram processadas pelo método Natural, apresentando características típicas da região, como notas de chocolate, caramelo, amêndoas e acidez cítrica.
O julgamento foi conduzido por um júri especializado, liderado pelo Prof. Dr. Leandro Paiva, do IF Sul de Minas, e contou com a participação de torradores da Carmomaq, marcando a estreia oficial do CVA em competições nacionais.
Nesta edição, o concurso registrou 714 amostras, frente a 545 da edição anterior, um crescimento de 31%. Ao todo, 381 produtores participam do prêmio, consolidando o Cerrado Mineiro como referência em cafés de origem controlada, inovação e qualidade.
O evento é promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio do Sebrae Minas, e busca valorizar produtores que contribuem para a excelência, sustentabilidade e rastreabilidade da região.
O concurso conta com a participação das cooperativas Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e MonteCCer, além do apoio das associações ACA, Acarpa, Amoca, Appcer, Assocafé, Assogotardo e GRE Café – Região de Araxá.
Segundo Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a categoria Doce Cerrado Mineiro celebra os 20 anos da Indicação Geográfica, destacando uma das principais nuances sensoriais da região:
“A inovação com a categoria Doce Cerrado Mineiro valoriza as características únicas de nossos cafés e reforça nosso compromisso com qualidade e tradição”, afirma Tarabal.
As etapas classificatórias ocorreram entre 22 e 29 de setembro nas cooperativas e de 1º a 3 de outubro na fase regional. Entre 1º de outubro e 2 de novembro, os classificados por cooperativa serão divulgados:
Os melhores colocados avançam para o ranqueamento regional, incluindo os produtores com nota acima de 85 pontos, e disputam o título de campeões da Região do Cerrado Mineiro.
O concurso também contempla Troféus especiais:
A cerimônia do 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro será realizada em 19 de novembro, em Uberlândia (MG), celebrando os cafés que melhor representam a identidade, inovação e excelência da primeira região de origem demarcada de café no Brasil.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias