Biológicos e Bioinsumos

Sipcam Nichino lançará Plataforma de Bioestimulantes recomendada a vários cultivos brasileiros

Conforme a companhia, novo conceito eleva potencial produtivo de lavouras desde o plantio até a colheita


Publicado em: 10/03/2022 às 15:40hs

Sipcam Nichino lançará Plataforma de Bioestimulantes recomendada a vários cultivos brasileiros

Quatro bioestimulantes da Sipcam Nichino, um deles em lançamento, passam agora a compor uma nova plataforma tecnológica, com recomendações especiais para diversas culturas agrícolas. Segundo a empresa, trata-se de um recurso de alta tecnologia, com objetivo de elevar o potencial produtivo de lavouras do plantio até a colheita. O lançamento da Plataforma de Bioestimulantes da companhia será no mês de maio próximo.

Três produtos da plataforma já são comercializados individualmente no Brasil e aplicados com sucesso, há alguns anos, em dezenas de culturas. São eles Abyss®, Blackjak® e Nutex® Premium. A esse portfólio se somará, também em maio, a marca Stilo® Verde. 

“A área de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa, com apoio de consultores, estudou a fundo a aplicação alternada, sequencial ou complementar, envolvendo os quatro produtos da plataforma, nas diferentes fases vegetativas dos cultivos”, resume o engenheiro agrônomo Fabiano Meyer, da Sipcam Nichino, especialista em desenvolvimento de mercado e produtos bioestimulantes e herbicidas.

“Do ponto de vista geral, a Plataforma de Bioestimulantes reduz o estresse de plantas frente a condições climáticas adversas. Ativa também sistemas de defesa dos cultivos, aumenta a absorção de nutrientes e água pelas lavouras e fomenta o aumento da produtividade e da rentabilidade das propriedades”, continua ele.

Grãos e cana-de-açúcar

Conforme Fabiano Meyer, em todos os cultivos pesquisados a campo ocorreu elevado desenvolvimento radicular, melhora na arquitetura e no desenvolvimento da parte aérea de plantas, maior fixação de vagens e frutos e também o estabelecimento de lavouras mais sadias. 

“Especificamente na soja, houve aumento do número de vagens e colheita de grãos mais pesados. No milho, além da robustez de grãos, as espigas superaram o tamanho do tratamento padrão. Nas áreas de cana, apuramos maior desenvolvimento da parte aérea da planta e ganhos no indicador TCH (toneladas de cana por hectare). Na cafeicultura foram obtidos grãos mais pesados e registros de maior fixação de frutos”, exemplifica Meyer.

O agrônomo da Sipcam Nichino enfatiza, ainda, que todos os produtos da Plataforma de Bioestimulantes mostraram, nos estudos a campo, sinergia e compatibilidade com outros insumos de matriz química, como fungicidas empregados no controle de importantes doenças. 

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Fonte: Sipcam Nichino Brasil

◄ Leia outras notícias