Biológicos e Bioinsumos

Inoculantes são essenciais para a produção agrícola sustentável e exigem atenção e cuidado no manuseio e transporte

A Microquimica Tradecorp realizou a entrega, no início de agosto, de um volume expressivo de inoculantes para soja e milho, que terão capacidade para tratar até 200 mil hectares de lavouras no Norte do Paraná


Publicado em: 31/08/2020 às 07:40hs

Inoculantes são essenciais para a produção agrícola sustentável e exigem atenção e cuidado no manuseio e transporte

A Microquimica Tradecorp realizou uma entrega expressiva de inoculantes, suficiente para o tratamento de mais de 200 mil hectares de lavouras de soja e milho, produzidos pelos cooperados da Cooperativa Integrada, no Norte do Paraná, estado que é o segundo maior produtor brasileiro de grãos

A Microquimica Tradecorp realizou a entrega, no início de agosto, de um volume expressivo de inoculantes para soja e milho, que terão capacidade para tratar até 200 mil hectares de lavouras no Norte do Paraná. A entrega qualificada de mais de 20 mil litros ocorreu nas unidades da Cooperativa Integrada, parceira da fabricante de produtos biológicos, desde 1995. A logística de entrega, para que o cliente recebesse com total segurança e qualidade os produtos Atmo® líquido, Atmo® turfoso, Azzofix® e Synflex®, exigiu muito planejamento, atendimento personalizado e um modelo de entrega exclusivo.

Isso porque os inoculantes são insumos biológicos com microrganismos vivos capazes de desempenhar atividades benéficas e necessárias para o desenvolvimento das plantas, como a fixação de nitrogênio do ar, promoção de crescimento e estímulo ao desenvolvimento das raízes das plantas. Por isso, precisam de um bom planejamento logístico, uma vez que devem ser manuseados com cuidado, para preservar as bactérias vivas e ativas. Além disso, não podem ser armazenados por um longo período. Assim, pensando no melhor armazenamento destes microrganismos vivos, a empresa disponibilizou os caminhões de sua frota interna, conduzidos por motoristas com experiência de muitos anos no transporte de inoculantes. No total, foram rodados mais de 4 mil quilômetros durante os 4 dias da ação logística.

A entrega foi feita em 25 cidades do Paraná, o segundo maior estado produtor de grãos do Brasil. Com isso, esperam-se ainda mais ganhos por parte dos produtores, que terão acesso a produtos de qualidade e quem têm tido demanda crescente nos últimos anos, em especial na soja. Os inoculantes serão aplicados em uma região que registrou, ao lado de outros estados, recordes de produtividade na atual safra de soja. Neste ano, o Brasil também alcançará, como um todo, uma produção recorde de 120,9 milhões de toneladas de soja, em especial por conta dos ganhos de produtividade, que atingiram a terceira maior média histórica. Os dados são do Boletim da Safra de Grãos de julho de 2020, do Conab.

Estes números refletem que o mercado do agronegócio se mantém otimista, mesmo em meio à crise do coronavírus. "O mercado do agronegócio não foi impactado como outros setores por conta da pandemia. No início dela, em março, houve uma enorme preocupação, mas de um modo geral não houve grandes impactos e estamos otimistas quanto a atingir os nossos objetivos", afirma Edson Oliveira, Superintendente de Insumos e Técnica da Cooperativa Integrada.

Ele afirma que houve uma preocupação inicial, com cautela e muitos novos protocolos de atendimento. “Inclusive essa grande aquisição tem muito a ver com o momento atual. Ter uma compra programada, organizada e antecipada foi uma construção das experiências que tivemos nos anos anteriores e que deram muito certo agora, para não sermos impactados com a falta de insumos neste momento que passamos”.

Além das compras em maiores volumes, Edson afirma a importância de ter a entrega programada para que os produtos não fiquem parados no armazém. “O ideal é que eles fiquem um curto espaço de tempo aqui e logo já possam ser utilizados em campo. O que pudermos evoluir nesse sentido de entrega será muito bem-vindo e facilitado para todos os cooperados, que têm mais uma garantia de colheita”, continua.

Para Fabrício Padilha, Coordenador de Insumos da Cooperativa Integrada, a aquisição de inoculantes dessa forma também vai ao encontro das tendências do setor, com produtores cada vez mais em busca de novas tecnologias que tragam mais produtividade. “Este é o futuro e estamos no caminho certo com a Microquimica Tradecorp”, afirma.

Essa tendência também é relatada pelo Diretor Comercial da Microquimica Tradecorp, Jorge Ricci. "É uma região com uma produção muito expressiva na soja e com certeza é muito importante para a Microquimica Tradecorp ter seus inoculantes utilizados pelos agricultores, que estão com maiores determinações e focados em busca de melhorias. Eles querem soluções que aumentam a produtividade com custo benefício eficiente. É aí que entra o nosso portfólio, já que as doses dos nossos inoculantes e fertilizantes especiais são baixas e o rendimento é alto”, finaliza.

Fonte: Microquimica Tradecorp

◄ Leia outras notícias