Biológicos e Bioinsumos

Grupo Vittia recebe primeiro registro do País de macrobiológico que combate sete pragas do campo

Criso-Vit é um inseticida macrobiológico que auxilia o produtor com um dos problemas mais comuns nas lavouras: o ataque de pulgões e mosca-branca.


Publicado em: 03/12/2021 às 07:00hs

Grupo Vittia recebe primeiro registro do País de macrobiológico que combate sete pragas do campo

Os pulgões são pragas comuns nas lavouras. Esses insetos se alimentam da seiva das plantas, injetando toxinas, o que prejudica o seu crescimento e ocasiona, por exemplo, amarelecimento e engruvinhamento das folhas. Os pulgões vivem em colônias, podem atingir várias plantações com o auxílio do vento e, sem algum tipo de controle, sua população pode aumentar até 10 vezes a cada semana e causar de 20 a 30% de perdas para os agricultores. A mosca-branca também suga a seiva das plantas, provocando alterações em seu desenvolvimento vegetativo e reprodutivo, debilitando-as e reduzindo a produtividade e qualidade dos frutos. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em casos de altas densidades populacionais podem ocorrer perdas de até 50% da produção. 

A ação de inimigos naturais é um dos métodos de combater o problema e o Grupo Vittia acaba de receber o certificado de registro do Criso-Vit, um macrobiológico predador, composto pelas larvas do Crisopídeo (Chrysoperla externa), inseto considerado um importante predador natural em muitos sistemas de cultivo agrícola e hortícola, e que há vários anos vem sendo objeto de pesquisa em diferentes universidades. 

O Criso-Vit é o primeiro predador a ser registrado no Brasil para o controle da mosca-branca (Bemisia tabaci biótipo B), do Pulgão-verde (Myzus persicae), Pulgão-verde-dos-cereais (Schizaphis graminum), Pulgão-das-solanáceas (Macrosiphum euphorbiaceae), Pulgão-da-roseira (Macrosiphum rosae); Pulgão-da-roseira (Rhodobium porosum) e Pulgão-do-algodoeiro (Aphis gossypii). 

"As larvas se alimentam dos ovos e das ninfas das pragas e com isso ganham força para continuar a sua reprodução no campo. Essa é a principal vantagem dos macrobiológicos predadores ou parasitoides: após a liberação dos insetos na área, eles continuam se multiplicando naturalmente", explica a Diretora da JB Biotecnologia, Bianca Vique Narde. 

Disponível para o produtor em cartelas protegidas, o Criso-Vit deve ser aplicado na plantação respeitando-se uma distância de 20 m; ou pode ser introduzido na lavoura por meio de drone, o que garante uma aplicação com maior rendimento em toda a área. Tolerante a diferentes condições climáticas, é resistente a alguns inseticidas e pode ser utilizado com outras formas de manejo - seja um produto químico ou biológico. A aplicação pode ser feita para um controle curativo, quando já houver a infestação por pragas, ou conservativo, para prevenir a entrada das pragas na lavoura. 

"A utilização de técnicas biológicas é uma tendência mundial e o Grupo Vittia, que tem como um de seus valores o compromisso com a sustentabilidade, investe milhões em pesquisa e desenvolvimento para trazer cada vez mais inovações ao produtor rural, com mais produtividade e rentabilidade em seu negócio, conclui Bianca. 

Fonte: Grupo Vittia

◄ Leia outras notícias