Biológicos e Bioinsumos

Embrapa destaca diferenciais de bioinsumo a base de Bacillus aryabhattai CMAA 1363 na Agrishow 2022

Solução é uma alternativa extremamente eficaz para reduzir os efeitos da seca


Publicado em: 27/04/2022 às 07:20hs

Embrapa destaca diferenciais de bioinsumo a base de Bacillus aryabhattai CMAA 1363 na Agrishow 2022

Imagine um produto capaz de mitigar os efeitos causados pela seca e também de conferir às lavouras propriedades que auxiliam no combate as altas temperaturas. Essa solução já existe e será apresentada em detalhes pela Embrapa Meio Ambiente, durante a Agrishow 2022, a ser realizada em Ribeirão Preto, entre os dias 25 e 29 de abril.

Trata-se do AURAS®, tecnologia da Embrapa em parceria com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola, que tem como base uma rizobactéria isolada da raiz do mandacaru.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Dr. Itamar Melo, o isolado CMAA 1363, que é a única cepa de Bacillus aryabhattai validada pela Embrapa, apresenta propriedades que contribuem para o sólido desenvolvimento dos cultivos em momentos de estresse abióticos.  

“Os resultados, após 12 anos de pesquisas, comprovaram a eficácia da rizobactéria como base de um bioinsumo para aumentar a resiliência das lavouras e a capacidade de tolerar longos períodos de estiagem e altas temperaturas”, destaca o pesquisador da Embrapa.

Sistema radicular mais ativo - Glauco Bahia, Diretor de Desenvolvimento de Produtos da empresa brasileira NOOA, acrescenta que o AURAS® estimula a produção de um sistema radicular mais ativo, com maior volume de radicelas, e profundo, proporcionando maior absorção de água. "O aumento de temperatura na planta acima de 30 °C já traz efeitos negativos na fotossíntese, o que afeta diretamente a produtividade. Com o AURAS®, o aproveitamento da água e sua absorção são maximizados, possibilitando a planta um melhor controle da temperatura foliar e, consequentemente, uma redução do estresse térmico, em comparação com as lavouras que não utilizam a solução da NOOA", pontua Bahia.

O Diretor de Desenvolvimento de Produtos da NOOA acrescenta que o AURAS® propicia a produção de substâncias que reduzem o acúmulo de estresse nas células. "Com o estresse térmico ocorre a produção de compostos tóxicos resultantes do metabolismo oxidativo da planta. Se acumulados, esses compostos interferem em diversos processos, como, por exemplo, na atividade da fotossíntese da planta que, consequentemente, impacta a produtividade da lavoura. Com a aplicação do AURAS®, temos maior produção de substâncias protetoras", explica.

Segurança no ambiente de produção - De acordo com Dr. Carlos Marcelo Soares, Diretor Técnico da empresa brasileira NOOA, a rizobactéria propicia outros importantes benefícios para os produtores rurais, por meio do produto AURAS®.

"Além de maior segurança no ambiente de produção, a solução da NOOA promove maior estabilidade do ambiente biológico do solo e otimiza o uso de água da planta, possibilitando a expressão do potencial das lavouras", explica.

Avaliações de campo comprovam o excelente desempenho do AURAS® após períodos de estiagem. "O uso da tecnologia permitiu que as plantas inoculadas percebessem o efeito da estiagem dias após as plantas da área sem a tecnologia, contribuindo para o sólido desenvolvimento dos cultivos em que o AURAS® foi aplicado", acrescenta o diretor da NOOA.

Outros estudos realizados pela NOOA em parceria com a Fundação MS apontam também a alta eficácia do AURAS® na redução do estresse hídrico do cultivo de milho, devido ao melhor desenvolvimento radicular, à retenção de água na planta e a produção de substâncias que protegem e hidratam o sistema radicular.

Fonte: Ação Estratégica

◄ Leia outras notícias