Biológicos e Bioinsumos

Aqua Capital recebe investimento do GIC para acelerar o crescimento da Biotrop

GIC adquire participação minoritária na Biotrop Soluções Biológicas, empresa líder focada no desenvolvimento e produção de insumos agrícolas biológicos de alta tecnologia, vertical para promover a sustentabilidade no setor de agronegócio


Publicado em: 23/07/2021 às 15:20hs

Aqua Capital recebe investimento do GIC para acelerar o crescimento da Biotrop

O Fundo de Investimentos Aqua Capital, gestor de private equity, e o GIC, fundo soberano de Cingapura, anunciaram hoje um acordo para a aquisição de participação minoritária importante na Biotrop Soluções Biológicas (Biotrop), uma das principais empresas brasileiras de insumos agrícolas biológicos, com participação majoritária do Fundo II da Aqua Capital. 

A conclusão final da transação com o GIC ainda está sujeita à aprovação do CADE e deve ocorrer em até 60 dias. 

Fundada pela Aqua Capital em 2018, a Biotrop é uma empresa focada no desenvolvimento e na produção de insumos agrícolas biológicos de alta tecnologia, uma vertical para promover a sustentabilidade e aumentar a produtividade no agronegócio. Ela foi criada para concretizar a visão do Fundo para o mercado de insumos agrícolas de biológicos. A empresa se consolidou como líder de alto crescimento no mercado brasileiro após a aquisição transformacional da Total Biotecnologia para acelerar seu desenvolvimento. Assim, nos últimos dois anos, a empresa quase dobrou suas vendas enquanto melhorou as margens bruta e Ebitda, apesar dos investimentos para promover o crescimento futuro. 

Desde a aquisição da Total Biotecnologia, a Biotrop cresceu organicamente mais de 35% a.a. tanto em receita quanto em Ebitda, apesar da volatilidade econômica no mercado brasileiro, impactado, principalmente, pelas medidas de lockdown que restringiram planos agressivos de crescimento de vendas. Em 2020, a empresa avançou fortemente na estruturação de bases para o crescimento de longo prazo, acelerando seu programa de P&D e otimizando ainda mais sua produção industrial, S&OP e estrutura comercial. 

"O plano de expansão da Biotrop nas Américas segue em curso, consolidando sua posição de liderança no Brasil, enquanto fortalece sua presença em outros mercados importantes, como Argentina e Paraguai, e prepara sua entrada em outros mercados da América do Sul e dos Estados Unidos. A incorporação de um investidor global com excelentes conexões, como o GIC, é um passo fundamental para acelerar essa pauta de crescimento", disse Tomás Romero, sócio da Aqua Capital. 

"Contar com um investidor do calibre do GIC destaca o valor e o potencial de crescimento da Biotrop e reconhece o trabalho árduo e contínuo de nossa equipe", disse Antonio Carlos Zem, CEO da Biotrop. "Atender nossos clientes com soluções inovadoras e sustentáveis continua sendo nossa maior prioridade. " 

Fonte: Idealhks

◄ Leia outras notícias