Publicado em: 03/09/2024 às 13:40hs
O Ministério da Agricultura da Ucrânia anunciou nesta terça-feira que, em acordo com comerciantes e associações agrícolas, as exportações de trigo na temporada 2024/25, que vai de julho a junho, serão limitadas a 16,2 milhões de toneladas. A medida, parte de um memorando anual, estabelece que o governo manterá os termos de comércio vigentes e não restringirá as exportações dentro do volume acordado, enquanto os comerciantes se comprometem a respeitar esse limite.
Este acordo se concentra exclusivamente no trigo, sendo essa a única commodity agrícola cuja exportação será restrita. Segundo o comunicado do ministério, as partes envolvidas no acordo também se comprometeram a monitorar mensalmente o volume das exportações de grãos, com a possibilidade de revisar o teto de exportação em janeiro de 2025, caso seja necessário.
Na temporada anterior, 2023/24, a Ucrânia exportou 18,3 milhões de toneladas de trigo, após colher mais de 22 milhões de toneladas. No entanto, para este ano, o ministério prevê uma redução na safra de trigo, estimando a colheita em 21,8 milhões de toneladas, devido a uma onda de calor que afetou o país durante o verão.
Até 30 de agosto, as exportações de trigo da Ucrânia já haviam atingido 3,59 milhões de toneladas, comparadas a 1,06 milhão de toneladas na mesma data em 2023, conforme informado pelo ministério na semana passada.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias