Publicado em: 05/12/2013 às 20:30hs
“Trata-se de um documento que foi discutido e aprovado por representantes dos produtores, indústrias e demais entidades relacionadas à triticultura, lembrando que na Câmara há 30 entidades representadas”, esclarece o presidente da Câmara Setorial das Culturas de Inverno, que também é gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flávio Turra.
Preço mínimo - Ainda de acordo com ele, a cadeia produtiva do trigo está solicitando ao governo federal o estabelecimento de uma política de preço mínimo que motive o plantio do cereal no País, contemplando o reajuste do valor com base nos custos operacionais. “Também estamos reivindicando maior liquidez e previsibilidade na comercialização e industrialização da safra; a duplicação no montante de recursos destinados ao seguro rural e a manutenção dos percentuais de subvenção do prêmio em 70% e agilização na divulgação e publicação das políticas que irão valer para a próxima safra, para que o agricultor possa se preparar”, informou Turra.
Salvaguardas - Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizado até o momento, o Brasil produziu 4,8 milhões de toneladas de trigo na safra 2013. O Rio Grande do Sul lidera a produção nacional com 3 milhões de toneladas, seguido do Paraná, com 1,8 milhão de toneladas. Há perspectivas de que a colheita total ultrapasse cinco milhões de toneladas. No entanto, a demanda brasileira é de 10,8 milhões de toneladas, o que fará com que o país tenha que importar cerca de 7 milhões de toneladas, principalmente dos Estados Unidos e Argentina. Para assegurar que os triticultores brasileiros não sejam prejudicados, os representantes da cadeia produtiva solicitaram ao governo a criação de salvaguardas às importações de trigo, como o estabelecimento de uma tarifa compensatória para farinhas e pré-misturas, que neutralize as vantagens e subsídios concedidos no país de origem. No documento entregue ao Mapa, foi ainda sugerida a edição de uma legislação de cabotagem que autorize, de forma gradual, a utilização de embarcações com bandeira estrangeira no transporte da produção agrícola nacional e de seus derivados ao longo da costa brasileira.
Fonte: Ocepar
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