Publicado em: 14/03/2014 às 16:30hs
Na oportunidade, foi encaminhado ao governo federal um pedido de urgência na divulgação do plano safra referente às culturas de inverno. No Paraná, por exemplo, o período de plantio do trigo já iniciou no dia 10 de março e se estende até o começo de julho.
Política de estímulo - Foi ainda reforçada a necessidade de implantação de uma política de estímulo à produção do cereal no País. “Nesse sentido, três pontos são importantes: o reajuste do preço mínimo, o aumento dos recursos destinados à subvenção do prêmio ao seguro rural e a garantia de apoio à comercialização”, enfatiza o gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flávio Turra, que é o presidente da Câmara Setorial. “São medidas necessárias para dar sustentação ao aumento da produção brasileira de trigo que vem se projetando para a safra 2014/15. Durante a reunião da Câmara Setorial, foi realizado um levantamento de intenção de plantio, indicando que podemos chegar a 7,3 milhões de toneladas nesta safra. Isso representa cerca de 25% em relação às 5,8 milhões de toneladas colhidas na safra passada e nos deixa mais próximos da demanda brasileira de consumo de trigo, que atualmente é de 11 milhões de toneladas”, acrescenta Turra.
Instrumentos de comercialização - Os membros da Câmara solicitaram também ao governo federal a reativação dos instrumentos de comercialização PEP (Prêmio de Escoamento do Produto) e Pepro (Prêmio Equalizador pago ao produtor), que estão passando por reformulação desde o ano passado.
Fonte: Ocepar
◄ Leia outras notícias