Publicado em: 11/09/2025 às 19:40hs
A safra 2025/26 de trigo no Brasil já está consolidada e a colheita avança em algumas regiões produtoras. Segundo relatório da StoneX, divulgado em setembro, a projeção de produção segue em 7,3 milhões de toneladas, sem alterações em relação ao levantamento de agosto.
Apesar de recentes eventos climáticos, a produtividade do trigo brasileiro não sofreu prejuízos significativos. Segundo Jonathan Pinheiro, consultor de Gerenciamento de Riscos da StoneX, houve apenas quebras pontuais, mas o cenário geral segue positivo em todas as regiões produtoras.
“O sentimento continua bastante favorável em relação aos rendimentos da cultura nesta temporada”, afirmou o especialista.
Enquanto a colheita avança, o setor monitora o cenário cambial, que pode reduzir a competitividade das exportações brasileiras de trigo. Caso isso ocorra, os impactos sobre o balanço de oferta e demanda ainda são incertos.
Segundo Pinheiro, um dos possíveis reflexos seria o aumento dos estoques de passagem, especialmente no Rio Grande do Sul. Outra consequência poderia ser a redução da demanda por importações, o que abriria espaço para retomada das operações de cabotagem, em razão do excesso de oferta no Sul do país.
A StoneX promoverá no dia 15 de outubro de 2025, das 8h30 às 12h30, o 8º Seminário StoneX, que abordará tendências do mercado de trigo e outras commodities, como grãos, algodão, óleos vegetais, pecuária, fertilizantes e café.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias