Aveia, Trigo e Cevada

Rússia pode plantar menos trigo de inverno

Ainda no país, discussões estão ocorrendo entre a Rússia e o Uzbequistão


Publicado em: 11/10/2021 às 12:20hs

Rússia pode plantar menos trigo de inverno

Devido ao tempo seco, a Rússia pode plantar menos trigo de inverno do que o esperado neste outono, informou a Reuters, citando analistas. O tempo seco também reduziu a safra de trigo de 2021, já qie as semeaduras de trigo de inverno ficaram ainda mais aquém do ritmo médio nos últimos dias, após atrasos iniciais no início do plantio. 

A área total de semeadura de trigo no inverno pode cair em 700.000 para 1,2 milhão de hectares em relação ao ano anterior, de acordo com a consultoria Sovecon. Outra consultoria prevê que a semeadura cairá de 500 mil a 1 milhão de hectares. Ambos previam reduções entre 500.000 e 1 milhão de hectares. 

O trigo de inverno geralmente responde por 70% da safra da Rússia e traz um rendimento maior do que a safra plantada na primavera. Os agricultores plantaram a safra de inverno em 10,8 milhões de hectares em 30 de setembro, ante 12,3 milhões de hectares na mesma data um ano atrás, de acordo com o ministério da agricultura. 

Dados preliminares das regiões russas mostram que os agricultores seriam capazes de semear cerca de 19 milhões de hectares de grãos de inverno, disse o ministério à Reuters. A área somou 19,3 milhões de hectares no ano passado. 

Ainda no país, discussões estão ocorrendo entre a Rússia e o Uzbequistão sobre um possível acordo que permitiria aos agricultores uzbeques cultivar em solo russo, informou Akipress.com. O relatório, citando o Ministro da Agricultura do Uzbequistão, Jamshid Hojaev, observou que as discussões ocorreram no nível do Ministério da Agricultura e outra reunião está agendada para outubro.

 

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias