Aveia, Trigo e Cevada

Retração dos produtores impulsiona altas nas cotações do trigo, aponta Cepea

Preocupações com entressafra e expectativas para o período de cultivo no sul do Brasil impactam mercado interno


Publicado em: 16/04/2024 às 13:50hs

Retração dos produtores impulsiona altas nas cotações do trigo, aponta Cepea

Na semana passada, os preços domésticos do trigo registraram um aumento, influenciados pela diminuição na oferta por parte dos produtores. Aqueles que ainda possuem o cereal de qualidade nesta fase de entressafra optam por aguardar oportunidades mais favoráveis para realizar suas vendas. De acordo com os especialistas do Cepea, muitos produtores também se distanciam das negociações devido à aproximação do período de cultivo no Sul do Brasil, direcionando sua atenção para as condições do campo e do clima.

Atualmente, as estimativas indicam uma redução na área plantada em todo o país, conforme dados recentes da Conab. Espera-se que a área destinada ao trigo seja cerca de 4,7% menor em comparação com a temporada anterior, totalizando 3,3 milhões de hectares. No entanto, há expectativas de aumento na produtividade, com uma projeção de crescimento de 26,1% em relação ao ano anterior. Assim, a produção total está estimada em 9,72 milhões de toneladas, representando um incremento de 20,2% em relação à safra finalizada em 2023.

Além das preocupações com a oferta interna, os produtores também estão atentos ao mercado externo, especialmente diante das tensões geopolíticas no Oriente Médio.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias