Aveia, Trigo e Cevada

Ortigara defende plantio do trigo no PR

"O produtor não deve pensar apenas no cultivo excessivo e constante de milho na mesma área, a rotação de culturas é fundamental para o solo", lembrou o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, durante visita ao Show Rural Coopavel


Publicado em: 10/02/2012 às 13:50hs

Ortigara defende plantio do trigo no PR

Segundo ele, a Secretaria da Agricultura está preocupada com o fato de as lavouras de trigo estarem sendo substituídas em grande escala pelas de milho em todo o Paraná. Ortigara diz que é lamentável que não existam políticas de incentivo à triticultura nacional. Destacou que nos últimos três anos a situação piorou muito em todo o País, pediu compreensão aos produtores alertando que algumas medidas estão sendo articuladas junto com entidades do setor produtivo, como Faep e Ocepar. Entre elas, a garantia de preço mínimo e políticas de incentivo ao consumo do cereal.
 
 Milho  - O secretário diz entender o posicionamento dos produtores em optar pelo milho. Além do preço, o cultivo tem destino certo. "Há falta de milho em todo o mundo, a demanda vem crescendo muito e isso vale aqui para o Brasil também. Já temos trazido milho de fora e os preços devem aumentar muito", avalia.  Este "efeito bola de neve" que o secretário se refere deverá chegar ao bolso do consumidor em breve.
 
 Trigo  - No caso do trigo o Brasil está longe da autossuficiência em produção, mesmo assim importa uma elevada quantidade de grãos e acaba por forçar a permanência do produto nacional nos estoques. Já com o milho, por ser produto base para a alimentação animal e como os preços estão bastante elevados, o aumento nas carnes e em outras proteínas, por exemplo, pode ser inevitável.

Fonte: O Paraná

◄ Leia outras notícias