Aveia, Trigo e Cevada

Mês de fevereiro é indicado para plantio do trigo de sequeiro no Cerrado

O plantio do trigo de sequeiro (sem irrigação) no Cerrado do Brasil Central, em áreas superiores a 800 metros de altitude, deve ocorrer no mês de fevereiro


Publicado em: 10/02/2012 às 10:40hs

Mês de fevereiro é indicado para plantio do trigo de sequeiro no Cerrado

O plantio neste mês é melhor pela ocorrência de chuvas neste período e pela possibilidade de plantar o trigo após o cultivo de variedades precoces de soja. A orientação é do pesquisador Julio Albrecht, da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“O produtor que não respeitar esse prazo corre o risco maior de sofrer redução significativa na sua produção e perdas na qualidade dos grãos causada pela falta de umidade no período do florescimento e do enchimento dos grãos. Este período coincide com o final da estação chuvosa onde as chuvas são muito irregulares”, explica Albrecht.

Por ser um cultivo de alto risco, em função da distribuição irregular das chuvas durante o ciclo da cultura e da ocorrência de doenças como a brusone, o plantio de trigo de sequeiro deve ser antecedido de um bom planejamento. Como a indicação da época de plantio é feita segundo o regime de chuvas no período do plantio até a colheita da região, é conveniente o produtor consultar as médias históricas e o prognóstico climático nos endereços eletrônicos do INMET (Instituto Nacional de meteorologia _www.inmet.gov.br _ ) ou do Agritempo (Sistema de Monitoramento Agrometeorológico _www.agritempo.gov.br _). Dessa forma será possível verificar a probabilidade de ocorrência de chuvas, durante o ciclo da cultura, na região da sua lavoura, o que o ajudará a estimar o grau de risco de faltar umidade para o desenvolvimento das plantas.

O trigo de sequeiro do Cerrado do Brasil Central, como ressalta Albrecht, tem todas as condições de competitividade no mercado brasileiro, em função de ser o primeiro trigo a ser colhido no país, nos meses de maio e junho, período de entressafra. Com isso, os produtores podem obter preços melhores no mercado, que nestes meses está desabastecido, uma vez o trigo plantado no sul do país e na Argentina é colhido somente a partir do mês de outubro.

Variedades- a variedade BR 18-Terena é a mais indicada para o plantio de trigo de sequeiro no Cerrado do Brasil Central. Essa variedade é classificada comercialmente como trigo pão o que facilita a sua comercialização.

Em algumas regiões do Cerrado, a variedade BRS 264 está sendo utilizada pelos produtores no plantio de sequeiro em função da sua precocidade (105 dias) e das produtividades em torno de 40 sacos por hectare. Essa cultivar, de acordo com o pesquisador, deverá ser colhida no período seco, sem a ocorrência de chuvas no estágio de maturação final dos grãos, para não prejudicar a qualidade industrial.

Como normalmente, o trigo de sequeiro produz em cerca de 120 dias, se plantado no período indicado, a sua colheita vai ocorrer em maio ou início de junho. Essa época é boa para colheita, pois é baixa a ocorrência de chuvas, o que permite um grão de melhor qualidade. Nessas condições, o trigo é colhido com baixa umidade (inferior a 13%), o que dispensa o uso de secadores e facilita a armazenagem.

Durante o plantio também é importante o produtor observar a densidade das plantas. A indicação para trigo de sequeiro é de 400 a 450 sementes aptas por metro quadrado. O espaçamento normalmente usado para trigo é de 17 a 20 centímetros entre linhas.

Fonte: Embrapa Cerrados

◄ Leia outras notícias