Aveia, Trigo e Cevada

Movimento pede criação da CPI do Trigo na Assembléia Legislativa gaúcha

Um movimento que começa por Ijuí poderá ter desdobramentos em todo o Estado no tocante ao trigo. O Sindicato Rural Patronal de Ijuí pede que a Assembleia Legislativa crie uma CPI para apurar o comércio do cereal no Rio Grande do Sul


Publicado em: 13/02/2014 às 18:40hs

Movimento pede criação da CPI do Trigo na Assembléia Legislativa gaúcha

Em entrevista na RPI o presidente da entidade, Ércio Eickhoff, disse que o sindicato já conversou com o deputado Pedro Westphalen, que presidiu o parlamento gaúcho no ano passado para buscar apoio ao mencionado pleito.


Inclusive foi encaminhada uma carta para a Farsul, justamente para a Federação intermediar essa discussão. Eickhoff espera que o Poder Público de Ijuí também auxilie nesse debate. O objetivo é avaliar quem está ganhando com o trigo, visto que o agricultor na safra de 2013, por exemplo, colheu produto de boa qualidade e com bom rendimento, mas o preço por saca atualmente está entre R$ 30 e 32, inclusive muitos locais sem comercialização.

Por outro lado, o presidente do Sindicato Rural de Ijuí frisou que não é verdade o que diz a indústria moageira, ou seja, de que 65% do cereal gaúcho não serve para produção de pão. Para Ércio Eickhoff é preciso jogar duro com a indústria moageira. Frisou que o município de Ijuí, no ano passado, foi o campeão nacional em produtividade de trigo no Brasil.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

◄ Leia outras notícias
/* */ --