Publicado em: 10/10/2013 às 08:10hs
As lavouras mais adiantadas estão situadas nas regiões de Tenente Portela e Santa Rosa.
Inclusive uma faixa dos municípios de Tenente Portela, Santo Augusto e Miraguaí foi afetada pelo granizo da última quinta-feira (03.10), o que vai representar queda de produtividade. No caso específico do município de Ijuí, em torno de 25 por cento da área de trigo está em maturação. Do restante, 50% apresenta-se na fase intermediária e outros 25% em início de formação de grãos.
O responsável pelo escritório municipal da Emater, Edewin Bernich, explica que as últimas geadas afetaram um pouco o cereal, principalmente nos locais de baixadas. Nesse sentido, há lavouras onde as espigas mostram problemas nos grãos, porém com manchas dentro das próprias áreas.
Por isso, Bernich enfatiza que é difícil apurar os prejuízos, até porque o estágio em que as lavouras se encontravam durante a geada também influenciou para conseqüências maiores ou menores na planta. No entanto, em recente reunião a Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias de Ijuí manteve a expectativa média de rendimento do trigo em 40 sacas por hectare. Por outro lado, já começou em Ijuí a colheita da aveia branca, também utilizada para a venda.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
◄ Leia outras notícias