Aveia, Trigo e Cevada

Ganhos com plantio tardio fazem área do trigo crescer no Paraná

O Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) revisou para 1,35 milhão hectares a área ocupada pelas lavouras de trigo no estado nesta temporada 2013/14


Publicado em: 05/08/2014 às 15:30hs

Ganhos com plantio tardio fazem área do trigo crescer no Paraná

O número sofreu incremento em função dos plantios mais tardios, especialmente no Sudoeste e região de Guarapuava, informou nesta sexta-feira (1º) o órgão.

De acordo com os analistas, o incremento poderia ter sido ainda maior caso parte dos produtores da região Oeste não tivesse desistido. Com os ganhos, o espaço reservado à cultura registra um crescimento na ordem de 35% frente ao ciclo 2012/13, quando era de 1 milhão de hectares. Mas apesar de ser maior, o volume a ser colhido permanece o mesmo já apontado pelos analistas do Deral: 4,043 milhões de toneladas, um volume 114% frente ao total de 1,8 milhão de toneladas do ano passado. “Deveremos ter problemas de déficit hídrico em lavouras do Norte Pioneiro e problemas de doenças nos plantios mais ao oeste do ParanT, expõe o Deral em sua publicação.

Geadas e chuvas também podem afetar as lavouras, já que “metade das lavouras encontra-se em fases nas quais o congelamento das plantas afetaria a produtividade”, descrevem ainda.

Colheita

A colheita do trigo no estado já começou, mas ainda é considerada “incipiente”, aponta o Deral. Estimativa do Departamento é que 2% da área já atingiu a maturidade e deverá colhida nas próximas semanas.

Na média das últimas cinco safras, colheram-se 7% da safra paranaense durante agosto, o que pode significar 270 mil toneladas de oferta neste mês.

Fonte: Expresso MT

◄ Leia outras notícias