Publicado em: 18/07/2025 às 11:50hs
A semeadura do trigo em Santa Catarina teve progresso mais consistente a partir da segunda quinzena de junho, conforme o Boletim da Safra de Grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira (10). Apesar disso, as chuvas intensas em regiões do oeste, meio oeste e extremo oeste causaram encharcamento do solo, limitando o ritmo das atividades agrícolas.
No Planalto Norte, uma parte significativa da área prevista para o plantio já foi concluída. A expectativa é que o plantio total seja finalizado até o fim de julho. A Conab informou que a maioria das lavouras está nos estágios iniciais de germinação e emergência, com algumas já iniciando o desenvolvimento vegetativo e o perfilhamento.
Nas áreas do Extremo Oeste, as lavouras implantadas mais recentemente sofreram danos devido à erosão laminar, encharcamento e compactação superficial do solo. Essas condições foram especialmente prejudiciais nas fases iniciais do ciclo do trigo, principalmente em áreas com maior escoamento superficial.
Embora tenha ocorrido redução no número de plantas (estande), a Conab afirma que o replantio não será necessário na maior parte das áreas afetadas. A exceção fica por conta de solos arenosos sem práticas adequadas de conservação e terrenos baixos sujeitos a acúmulo de água e transbordamentos.
Em lavouras já em fase de desenvolvimento vegetativo, o excesso de umidade e a baixa luminosidade causaram estresse fisiológico nas plantas, comprometendo o crescimento e o perfilhamento. Além disso, essas condições dificultaram a aplicação de defensivos agrícolas e a adubação nitrogenada em cobertura.
Algumas localidades já concluíram praticamente toda a semeadura, mas a maior parte do plantio ainda está prevista para o fim de julho e início de agosto, conforme indicado pela Conab.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias