Publicado em: 12/02/2014 às 16:40hs
Fevereiro é o mês de decisão para os produtores rurais do norte e sudoeste do Paraná. Com o início da colheita da safra de verão em algumas regiões, é o momento de planejar a safra de trigo 2014, assegurando alta produtividade, qualidade e principalmente segurança para o produtor.
O cereal safra após safra, está recuperando as parcelas de áreas plantadas, conforme os últimos dados levantados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) somente no Estado do Paraná, o trigo ocupou na safra passada986,6 mil hectares, um incremento de 27,5% em relação ao ano anterior (2012/13).
Parte deste resultado positivo é fruto do melhoramento genético, de acordo com o diretor técnico da Biotrigo Genética, Ottoni Rosa Filho: “A genética mudou o perfil do triticultor brasileiro. Hoje planejar a safra de inverno, ainda durante o período de verão, é sinônimo de segurança”, explica. “Este planejamento vai desde a escolha da cultivar, de acordo com as suas características agronômicas, resistência as doenças mais importantes, qualidade industrial, até o insumo usado na implantação e desenvolvimento da cultura”, explica Ottoni Filho.
Cultivares TBIO
Em seu portfólio, a Biotrigo Genética oferece aos agricultores cultivares com os mais altos rendimentos, elevada qualidade industrial e segurança. Entre elas está a TBIO Iguaçu, indicada para todas as regiões tritícolas. Este cultivar destina-se à produção de trigo Pão e possui como característica ser descendente dos cultivares Quartzo e Safira, ou seja, se destaca pela alta qualidade industrial (similar a Safira) mantendo os níveis de rendimento de grãos, resistência à germinação na espiga, manchas foliares, giberela e brusone, que consagraram Quarzto.
Outra opção para os agricultores é a TBIO Bandeirante. O gerente comercial da Biotrigo, Lorenzo Mattioni Viecilli comemora: “A variedade surpreendeu os agricultores. Uma das suas principais características é o ciclo curto aliado à alta qualidade industrial. Este trigo é classificado como trigo Melhorador”. Lorenzo ainda explica, “TBIO Bandeirante tem excelente adaptação ao solo e clima do norte e oeste do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, por ter boa tolerância a seca e ao calor e ainda ótima resistência a brusone.”
Inovação na genética
Alto rendimento, trigo Melhorador, segurança e garantia de origem. Com estas características a Biotrigo lança para a primeira safra de comercialização aos agricultores o TBIO Mestre. “A cultivar une alto rendimento e muita qualidade industrial. TBIO Mestre é descendente de um trigo americano, reconhecido mundialmente pela sua qualidade industrial, característica exigida atualmente pelos principais stakeholders do setor”, comenta Ottoni Filho. “Devido a tendência a produzir grãos de alta porcentagem de proteína, facilita o manejo da lavoura para se obter elevados rendimentos com a qualidade exigida, além de ter o pacote de segurança que prezamos em nossos materiais. Outra ponto de destaque do TBIO Mestre é a excelente resistência a giberela, brusone e germinação na espiga”, finaliza o diretor técnico.
Fonte: Fértile Comunicação
◄ Leia outras notícias