Aveia, Trigo e Cevada

Dia de Campo Trigo apresenta BRS Gralha Azul, a nova cultivar de trigo para o Paraná

O evento é aberto ao público e apresenta as cultivares de trigo e palestras técnicas para o produtor. Este ano, a novidade é a BRS Gralha Azul


Publicado em: 28/08/2012 às 12:40hs

Dia de Campo Trigo apresenta BRS Gralha Azul, a nova cultivar de trigo para o Paraná

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Fundação Meridional, realizam na próxima terça-feira, 28 de agosto, na Embrapa Soja, o tradicional Dia de Campo de Trigo.  O evento é aberto ao público e  apresenta as cultivares de trigo e palestras técnicas para o produtor. Este ano, a novidade é a BRS Gralha Azul.

Desenvolvida para as regiões tritícolas 2 e 3 (ver mapa), a cultivar é destaque em termos de produtividade e qualidade industrial. “Pela sua alta força de glúten e tenacidade, a BRS Gralha-Azul é um trigo da classe Pão/Melhorador apto para um mercado cada vez mais exigente em farinha para o fabrico do tradicional pão “francês”, destaca Manoel Bassoi, pesquisador da Embrapa Soja.

Além de produtivo, o material apresenta estabilidade para qualidade industrial nas três regiões tritícolas, boa resistência à germinação pré-colheita e boa tolerância a doenças, o que permite a redução de aplicações de defensivos. “É uma cultivar que combina produtividade no campo, rentabilidade para o agricultor e qualidade para indústria”, destaca.

O Dia de Campo terá quatro estações técnicas. Além das cultivares, são apresentadas palestras sobre “Adubação Nitrogenada em trigo visando a qualidade industrial” e “densidade de semeadura e adubação nitrogenada em trigo”, dois temas importantes para o dia a dia do agricultor.

Fonte: Embrapa Soja

◄ Leia outras notícias