Aveia, Trigo e Cevada

Desafios Globais e Oportunidades no Setor do Trigo são Destaque em Congresso Internacional

Evento reúne especialistas para discutir o futuro da cadeia produtiva do trigo nos dias 23, 24 e 25 de outubro em Foz do Iguaçu (PR)


Publicado em: 23/10/2024 às 11:25hs

Desafios Globais e Oportunidades no Setor do Trigo são Destaque em Congresso Internacional

O 31º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), será realizado de 23 a 25 de outubro de 2024, no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). O evento reunirá líderes e especialistas do setor para debater temas estratégicos, com ênfase no cenário geopolítico e econômico, tanto no Brasil quanto globalmente.

A cerimônia de abertura, marcada para a manhã de 24 de outubro, contará com a presença do deputado federal Luiz Carlos Hauly, relator da Proposta de Reforma Tributária na Câmara dos Deputados. Hauly é conhecido por defender a simplificação do sistema tributário brasileiro, com a proposta de unificar diversos tributos em um imposto único sobre o consumo.

Análises Econômicas e Geopolíticas

A programação tem início na noite de 23 de outubro com palestras de abertura sobre "Economia e Geopolítica no Brasil e no Mundo", conduzidas por Gustavo Segré, cientista político e comentarista da Jovem Pan, e Sergio Vale, economista e comentarista da CNN Brasil. Segundo Rubens Barbosa, presidente-executivo da Abitrigo, "a presença de especialistas como Segré e Vale reforça o compromisso do congresso em trazer análises profundas e essenciais para que o setor possa se preparar frente às incertezas e desafios do mercado."

Programação Focada no Setor Tritícola

O congresso terá painéis específicos voltados para as demandas do setor. Um dos destaques é o painel "O Mercado do Trigo", que oferecerá uma visão abrangente do mercado nacional e internacional. Roberto Sandoli Jr., especialista de mercado de trigo da Cooperativa Agrária, abordará as perspectivas do mercado brasileiro, enquanto Eduardo Vazquez, trader da IPSOY S.A. – Uruguai, discutirá o cenário internacional. O painel será moderado por Edson Csipai, consultor privado do mercado de trigo.

Outro tema de destaque será tratado no painel “Tecnologias e o Futuro do Trigo na Alimentação”, que discutirá as inovações tecnológicas aplicadas à produção e aos alimentos derivados do trigo. Ivana Sabljic, gerente global de pesquisa de trigo na GDM Seeds, falará sobre tecnologias de otimização na produção, e Luciana Rangel do Carmo, head de marketing, P&D e qualidade na Wickbold, discutirá as inovações no setor alimentício. Eduardo Pimentel, cientista sênior da IFF, moderará o debate.

Trigo na Mídia e Estratégias de Vendas

No último dia do evento, o painel "O Trigo e a Mídia" discutirá a percepção do grão na imprensa e como melhorar sua imagem. Erick Garcia, gerente de novos negócios da Buzzmonitor, analisará a visão de mercado, enquanto o pesquisador Gilberto Igrejas, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, trará uma perspectiva científica. A moderação será conduzida por Vanderli Marchiori, fundadora e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição em Saúde Mental.

Encerrando o congresso, o painel “Os Canais de Vendas dos Derivados do Trigo” focará em estratégias para ampliar as vendas no setor. Jean Pontara, sócio da J.Pontara Consultoria, discutirá o crescimento dos moinhos no food service e pequeno varejo, enquanto Luiz Gaziri, professor da Unicamp, falará sobre a ciência por trás das vendas. Eduardo Assêncio, superintendente geral da Abitrigo, será o moderador.

"Acreditamos que este evento será uma oportunidade única para que toda a cadeia produtiva do trigo fortaleça laços, discuta tendências e troque conhecimentos", conclui Rubens Barbosa.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias