Aveia, Trigo e Cevada

Com preços baixos, comercialização de milho segue lenta em Mato Grosso

A comercialização de milho da safra 2012/13 em Mato Grosso chegou a 64,9% até setembro passado, abaixo da média dos últimos cinco anos - de 81,9% - para o mesmo mês


Publicado em: 23/10/2013 às 18:10hs

Com preços baixos, comercialização de milho segue lenta em Mato Grosso

Os dados são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em números absolutos, a comercialização da safra passada havia atingido 16,7 milhões de toneladas até o mês de setembro. Nesta, o volume é de 14,6 milhões de toneladas até setembro passado.

Segundo o boletim semanal do Imea, o que prejudica as vendas é o baixo valor do milho pago ao produtor. A média no Estado está próxima dos R$ 10 a saca. Na última semana, porém, os preços subiram 4,6% no Estado.

Além disso, grande parte do milho ainda está nos armazéns e precisa ser retirada pelas empresas. As empresas exportadoras não estão mais conseguindo navios para a retirada do grão e ainda faltam ser comercializados 7,9 milhões de toneladas no Estado.