Aveia, Trigo e Cevada

COAMO: Trigo nosso de cada dia

No vento, o trigo dança suave e no sol brilha, exaltando toda a sua beleza


Publicado em: 20/10/2020 às 14:00hs

COAMO: Trigo nosso de cada dia

Um dos alimentos mais antigos do mundo, o cereal é responsável por significativa parcela da movimentação mercadológica nacional. É popular devido à variedade de produtos que podem ser extraídos, como pães, massas, e até bebidas, como a cerveja. Apesar de extremamente popular no Brasil, não é um alimento natural da América do Sul. As primeiras plantações foram identificadas no Egito.

Brasil

O trigo foi trazido ao Brasil pelos portugueses, que criaram as primeiras plantações no Estado de São Paulo. Hoje, o Brasil é produtor desse alimento e o cereal, é um dos principais ingredientes presentes na mesa do brasileiro e, portanto, essencial para a manutenção da saúde de muitas famílias.              

Coamo 

Na Coamo, o trigo também ocupa um lugar privilegiado. Afinal de contas, a Coamo foi feita para este cereal. Em 1975, iniciaram as operações do moinho de trigo, em Campo Mourão. Em diversas regiões, é produzido pelos cooperados, que carregam verdadeiro amor pela cultura milenar. Sem contar, que a semente germinada no campo, mais tarde chega à mesa de milhares de brasileiros.

Cooperado 

Orgulhoso de fazer parte deste trabalho, o cooperado Wilson Menin, de Mamborê (Centro-Oeste do Paraná), plantou na última safra 140 alqueires de trigo na propriedade Rio Sertão. “Saber que minha família, amigos e milhares de outras pessoas irão consumir o grão que eu cultivei com o máximo de carinho possível é muito satisfatório. Em cada grão que planto tem uma história que é repassada para diversas famílias brasileiras.”

Rigor técnico 

Menin acrescenta que o cereal exige rigor técnico no cultivo. “Escolho sementes com qualidades relacionadas à panificação. Faço todo o acompanhamento para que não tenha nenhum tipo de doença e não sofra nenhuma intempérie climática. Depois, na colheita, quando vou descarregar minha carga na Coamo, é realizada a classificação e dada a qualidade da farinha, para saber qual será a sua destinação, se será para pão, macarrão, bolacha, cada um tem seu tipo. Realizamos nosso trabalho pensando no consumidor e no mercado.”

Satisfeito 

Com todo esse cuidado, Menin revela que se sente satisfeito quando fica sabendo de pessoas que tiveram bons resultados com a farinha de trigo da Coamo. “Eu tenho orgulho da marca Coamo, tenho orgulho quando recebo retornos positivos, porque é um pedaço meu. É o fruto do meu trabalho que está na mesa das pessoas. Penso que produzir alimentos é uma das maiores satisfações do agricultor”, conta.

Moagem do trigo

O trigo entregue nas unidades da Coamo é destinado para os moinhos de trigo em Campo Mourão e Mamborê (PR). O cereal passará por uma classificação, onde será avaliada a quantidade de impurezas. As indústrias da Coamo utilizam de Boas Práticas de Fabricação. Se o trigo for aprovado, ele será segregado dentro dos oito silos da indústria de acordo com a sua classe.

Processo 

Segundo o gerente do Moinho de Trigo, Romão Ferreira Rodrigues Neto, depois da classificação e de acordo com a demanda comercial inicia-se o beneficiamento do grão. Depois, será realizada a hidratação e descanso do trigo. “Essa etapa é fundamental para que o grão absorva a água e após expandir em volume, passe pelo processo de moagem. O gérmen e o farelo serão separados no peneiramento. Assim, teremos a classificação e tipificação das farinhas. Depois, ocorre o enriquecimento com ferro e ácido fólico, e as farinhas passam por um peneiramento de segurança, uma bateria de imãs e, por um processo de desinfestação, seguindo para o silo de produto acabado.

Próxima etapa 

A próxima etapa, é o envase, conforme relata o gerente. “Nesse momento os produtos para linha de indústria são envasados em Big Bag’s e a granel. Para a linha de padarias e atacados são envasados em sacarias de ráfia ou papel de 25 e 50Kg no carrossel e, para linha de varejo, pelas empacotadoras de 1kg e 5kg, em embalagens de plástico e papel, todos passando por detectores de metais com rigoroso controle de processo.”

Qualidade industrial 

O padrão de qualidade do grão é semelhante ao que os clientes finais exigem no produto acabado. “Esse trigo precisa ter uma qualidade intrínseca de tal forma que atenda toda a legislação. Além disso, nossos clientes são mais exigentes que a própria lei. No nosso caso, somos privilegiados, pois diferente dos nossos concorrentes, estamos envolvidos no processo desde o início do plantio do grão pelo nosso cooperado, até o final da cadeia que já é a entrega para o cliente. Estamos literalmente do campo até a mesa”, considera o gerente do Moinho de Trigo da Coamo.

Diferença 

Romão Neto salienta que o trabalho no campo faz toda a diferença. “O capricho que o cooperado da Coamo tem com a lavoura no dia a dia, somado a toda condição de automação e tecnologia que o nosso moinho possui, é uma combinação perfeita de sucesso. É o que dá uma qualidade ímpar em nosso produto, inclusive, atestada pelos nossos clientes e consumidores.”

Seguro 

Com pouco contato manual diretamente com o produto, o moinho de trigo da Coamo, é mais seguro. “Devido a toda automação que temos nas etapas da moagem, conseguimos atestar no quesito da segurança de alimentos, uma qualidade ainda maior. Inclusive no final de setembro o moinho de trigo passou pela pré-auditoria da certificação na FSSC 22000, a norma ISO de segurança alimentar.”

Amplo portfólio 

Do Moinho de Trigo da Coamo saem diversos produtos que compõem os Alimentos Coamo por meio das marcas Coamo e Anniela. São farinhas de trigo tradicionais, especiais e específicas, além de Misturas para pães e bolos.

Fonte: Imprensa Coamo

◄ Leia outras notícias