Aveia, Trigo e Cevada

Clima atrapalha, mas cooperados CAPAL superam expectativa de produção com aumento de área

Mesmo com as oscilações climáticas adversas, trigo e aveia apresentaram aumento em comparação ao número esperado


Publicado em: 07/12/2020 às 12:40hs

Clima atrapalha, mas cooperados CAPAL superam expectativa de produção com aumento de área

A produção de trigo e aveia dos associados da Capal Cooperativa Agroindustrial apresentou crescimento na safra de 2020. O trigo totalizou 160.542 toneladas, cerca de 30% a mais que a expectativa. Esse número foi proveniente de um acréscimo na área de plantio que, a princípio era de 42 mil hectares, e passou para 52 mil hectares.

Já a aveia, que em grande parte é usada como cobertura, devido à alta nos preços de produtos alternativos para a produção de ração, acabou sendo destinada a grãos, e não a cobertura. Com essa mudança de propósito, a aveia chegou a três dígitos de crescimento, com 7.502 toneladas colhidas, quase 219% a mais que o esperado (2.384 toneladas). Outras culturas de inverno, como cevada e triticale, somaram 17 mil toneladas nesta safra. A cevada vem ganhando destaque nos últimos anos.

O coordenador do Departamento Técnico das Unidades de São Paulo, Airton Pasinatto, explica que os fatores de clima foram decisivos ao longo da safra. “As condições climáticas durante o inverno deste ano foram bem marcantes. Chuvas irregulares e temperaturas acima da média histórica para o período entre abril a setembro”, descreve.

Por causa das condições adversas, houve uma redução na expectativa de produtividade. A estiagem superior a 45 dias e as altas temperaturas causaram uma queda de 50 kg/ha na média de produção esperada do trigo, que caiu de 3.600 kg/ha para 3.550 kg/ha. Esta situação acabou sendo compensada pelo aumento de áreas.

Desse modo, as áreas irrigadas superaram a expectativa de produção. Na região em que Pasinatto atua, a média das áreas irrigadas alcançou 4.100 kg por hectare e, no sequeiro, 3.350 kg/ha. A área irrigada dos cooperados da CAPAL representa 17% e sequeiro, 83%. Como reflexo do aumento de área, a produção geral do trigo superou o número esperado em cerca de 30%.

O gerente operacional da CAPAL, Cesar Rodrigues, destaca a importância do aumento de área e do clima nos números finais, apontando que o trigo superou a expectativa tanto em recebimento quanto em qualidade. “O clima que estou me referindo é que, no momento da colheita, o tempo foi ideal e favoreceu. Com isso, o trigo manteve uma qualidade excelente”, pontua.

Fonte: Capal Cooperativa Agroindustrial

◄ Leia outras notícias