Publicado em: 27/08/2015 às 12:30hs
A colheita da safra 2015/16 começou no Paraná com pequenos volumes e boa qualidade dos grãos. O Paraná retomou a liderança entre os estados produtores de trigo, seguido pelo Rio Grande do Sul. Juntos, estes estados respondem por 90% da produção nacional. Entre os produtores está à família Bubniak, que mora no Bairro Jardim Esplanada, em Contenda (PR).
Bom Jesus - Descendentes de poloneses, além do trigo, os Bubniak produzem batata, soja e feijão. Sr. Antonio é 100% cooperado há mais de 20 anos e agora seus filhos Josimar José e Edilson fazem parte da Cooperativa Bom Jesus. Além de levarem o legado da agricultura também levam a tradição de serem sócios da cooperativa. Neste ano a família cultivou 80 alqueires de trigo.
Mudanças - “Sempre trabalhamos com batata e feijão, mas os tempos mudaram. Em 2000 com a febre da safra plantamos por esporte 4 alqueires de soja para ver o resultado, e desde lá aumentamos a área de plantio e hoje é o nosso forte no verão e no inverno plantar trigo é tradição da família há 8 anos”, comenta Antonio, que no ano passado plantou com os filhos mais de 200 alqueires de soja e trigo em Contenda e na Lapa.
Exemplo - A propriedade do Sr. Antonio e da dona Rosi Eva Bubniak é um bom exemplo do que tem ocorrido em praticamente todo o estado. Neste ano a área plantada de trigo é menor, mas com o investimento feito em tecnologia, a produtividade deve aumentar.
Investimentos - Investimentos em máquinas, tecnologias, sementes e produtos de qualidade ajudam na obtenção de melhor qualidade na lavoura. “Hoje o produtor rural tem que investir para ter boa produtividade. Antes o rendimento na colheita não era ruim, mas com tecnologia aplicada na plantação hoje a produtividade no campo é superior, aumentando também a lucratividade”, comenta Edilson. “Quem investiu bem deve colher bons resultados”, diz o cooperado Josimar. Para ele, a safrinha é a principal opção comercial de inverno. “Planto todos os anos e sempre colho bem”, revela.
Capricho - O capricho com a cultura é um dos segredos da família Bubniak, que não abre mão dos investimentos na tecnologia, visando sempre os resultados positivos. “A minha estratégia está no planejamento. Procuro olhar a propriedade como um todo. Quando planto a soja já penso na safra de trigo e assim por diante”, destaca Sr. Antonio.
Saiba mais - A safra brasileira de trigo, com plantio perto do encerramento no país, foi estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, em recorde de 7 milhões de toneladas em 2015, o que representa um crescimento de 1 milhão de toneladas na comparação com 2014.
Maior produtor nacional - Maior produtor nacional, o Paraná deve colher 4 milhões de toneladas de trigo. Se confirmado, o número representará um crescimento de 4% em relação ao ano passado, mesmo com área 5% menor. A expectativa de produtividade é de 3 toneladas por hectare, 9% a mais que em 2014.
Peso na economia global - O trigo é o segundo cereal mais produzido no mundo, com significativo peso na economia agrícola global. No Brasil, o trigo é cultivado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Fonte: Imprensa Bom Jesus
◄ Leia outras notícias