Aveia, Trigo e Cevada

Algodão: baixa oferta de pluma de qualidade limita negócios

As negociações envolvendo algodão em pluma permanecem em ritmo lento no mercado interno. Produtores consultados pelo Cepea seguem focados no cumprimento de contratos e na finalização da colheita


Publicado em: 29/08/2012 às 14:30hs

Algodão: baixa oferta de pluma de qualidade limita negócios

A escassez da pluma de qualidade superior ainda é o principal empecilho para os negócios. Para o pouco volume de algodão de qualidade superior e com testes de HVI disponível, vendedores estão firmes nos preços pedidos.

Aqueles cotonicultores com necessidade de caixa imediato colocam à venda lotes pequenos, e ainda sem HVI, a preços inferiores. Com a baixa oferta, indústrias com necessidade de pluma para o curto prazo pagam prêmio sobre o valor do Indicador CEPEA/ESALQ, além do ágio do tipo especificado. Mesmo assim, agentes de indústrias não conseguem encontrar vendedores dispostos a negociar. Os poucos lotes disponibilizados para pronta-entrega são aqueles rejeitados por compradores que estão recebendo a pluma contratada antecipadamente.

Entre 21 e 28 de agosto, o Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento em 8 dias subiu 1,95%, fechando a terça-feira a R$ 1,659/lp. No mês, o Indicador acumula alta de 4,8%.