Publicado em: 23/02/2026 às 18:00hs
O arroz no Rio Grande do Sul apresenta desenvolvimento fisiológico adequado, segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar. O crescimento das lavouras tem sido favorecido pela elevada radiação solar e pela boa disponibilidade hídrica nos sistemas de irrigação, permitindo que as plantas avancem normalmente nas fases reprodutivas, como floração e enchimento de grãos.
O relatório destaca que temperaturas elevadas durante a antese podem ter causado esterilidade parcial de espiguetas, impactando pontualmente a produtividade, mas, de forma geral, o quadro é considerado normal, com estimativa de produtividade dentro das metas iniciais, condicionada à manutenção das condições hídricas e térmicas.
A área plantada inicialmente estimada em 920.081 hectares foi revisada para 891.908 hectares, conforme dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA). A produtividade projetada é de 8.752 kg/ha, segundo a Emater/RS-Ascar.
O informativo ressalta que a disponibilidade hídrica nos reservatórios e cursos d’água é adequada, contribuindo para a manutenção do desenvolvimento saudável das lavouras.
Apesar de alguns riscos pontuais relacionados a picos de temperatura e baixa umidade relativa, o quadro produtivo geral permanece dentro da normalidade, com expectativa de produtividade alinhada às estimativas iniciais, caso as condições climáticas favoráveis se mantenham até o final do ciclo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias