Publicado em: 31/10/2025 às 07:00hs
O Dia Internacional do Arroz, celebrado em 31 de outubro, foi criado pela FAO em 2004 para destacar a importância desse alimento básico para a humanidade. Cultivado em todos os continentes, o arroz é consumido diariamente por mais da metade da população mundial.
No Brasil, o grão vai além do aspecto nutricional, sendo um componente cultural, especialmente quando combinado com o feijão, formando a base da alimentação nacional. Para Carlos Renato Teixeira, Diretor Industrial da Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju, produzir e oferecer arroz de forma sustentável é essencial para gerar impactos positivos às futuras gerações.
“Temos a responsabilidade de garantir que cada grão chegue à mesa com qualidade e consciência ambiental”, destaca Teixeira.
A Josapar adota práticas para tornar a cadeia produtiva mais sustentável. No arroz irrigado, cultivado em áreas alagadas, há maior controle de produtividade, mas maior consumo de água. Já o arroz de sequeiro depende do clima e apresenta variações na produção, consumindo menos água.
Entre as ações da empresa estão:
O objetivo é minimizar os impactos ambientais e garantir a qualidade do arroz do campo à mesa.
Além da produção sustentável, a Josapar busca promover o consumo consciente. A empresa compartilha receitas e dicas para reduzir desperdícios e valorizar o alimento.
O portfólio diversificado inclui:
Segundo Teixeira, a variedade ajuda as famílias a construir refeições mais saudáveis, saborosas e sustentáveis.
A Josapar investe em certificações e parcerias estratégicas para assegurar a segurança alimentar e o compromisso ambiental:
“Cada decisão tomada na produção, da escolha da energia à redução do desperdício, impacta o meio ambiente e a sociedade. Tradição e inovação caminham lado a lado para oferecer alimentos que nutrem e respeitam o planeta”, conclui Teixeira.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias