Arroz

Início da Semeadura de Arroz no Rio Grande do Sul é Marcado por Pequena Área Plantada

Dados preliminares do Irga mostram avanço tímido na safra 2024/2025


Publicado em: 17/09/2024 às 11:45hs

Início da Semeadura de Arroz no Rio Grande do Sul é Marcado por Pequena Área Plantada

Os primeiros relatórios do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) indicam que, até o momento, foram semeados apenas 815 hectares de arroz na safra 2024/2025. Este número representa apenas 0,09% dos 948.356 hectares projetados para a safra pelo Irga.

Duas regiões arrozeiras do estado já iniciaram os trabalhos de semeadura. Na Fronteira Oeste, foram plantados 800 hectares, correspondendo a 0,28% dos 281.542 hectares previstos. Na região Central, a área semeada até agora é de 15 hectares, ou 0,01% dos 125.860 hectares estimados.

Luiz Fernando Siqueira, gerente da Extensão Rural (Dater) do Irga, destaca que a Fronteira Oeste costuma iniciar a semeadura mais cedo. “Essa região, além de ser uma das maiores áreas arrozeiras do estado, possui terrenos com maior declividade, o que facilita o início mais antecipado do plantio,” explica. Siqueira acrescenta que o clima também contribui para essa antecipação. “O frio pode chegar um pouco mais cedo, permitindo que os produtores concluam a semeadura ainda em outubro.”

Sobre a região Central, Siqueira informa que a pequena área semeada até agora corresponde a uma lavoura pré-germinada. “Esse sistema permite ao produtor utilizar materiais de ciclo mais longo e antecipar o plantio, uma vez que as condições do solo nesta época não são ideais para o plantio em linha, como ocorre na Fronteira Oeste,” detalha.

O levantamento da semeadura de arroz no Rio Grande do Sul, coordenado pela Dater, é realizado a partir de dados coletados pelos núcleos da autarquia junto aos produtores de arroz no interior do estado.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias