Arroz

Indústria ganha mais espaço na Abertura da Colheita do Arroz com expansão do Espaço Pós-Colheita

Criado em 2024, o ambiente voltado ao setor industrial da cadeia do arroz dobra o número de expositores e reforça a importância da etapa pós-colheita para a lucratividade do produtor


Publicado em: 10/02/2026 às 11:58hs

Indústria ganha mais espaço na Abertura da Colheita do Arroz com expansão do Espaço Pós-Colheita
Foto: Leandro Vieira
Expansão da área industrial na Abertura da Colheita

O Espaço Pós-Colheita amplia a presença da indústria na 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, evento que acontece de 24 a 26 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Criado em 2024 como Pavilhão da Indústria, o espaço cresceu e passa a contar com uma estrutura ampliada, reunindo empresas especializadas em etapas industriais da cadeia produtiva do arroz.

Crescimento rápido e maior representatividade

Segundo os organizadores, a criação do espaço foi uma resposta ao pedido do empresário Nathan Vanier, que defendeu a necessidade de incluir o setor industrial no evento. No primeiro ano, o pavilhão recebeu cinco empresas expositoras. Em 2025, o número dobrou, e nesta edição, o Espaço Pós-Colheita contará com duas ruas abertas e cerca de 16 expositores, demonstrando o crescente interesse e relevância do segmento.

Pós-colheita como elo estratégico da cadeia produtiva

Para Nathan Vanier, a ampliação do espaço reforça a importância da etapa de pós-colheita e industrialização na rentabilidade do arroz.

“Não adianta produzir bem se o lucro se perde com custos desnecessários ou perdas na pós-colheita. Os produtos e serviços apresentados visam melhorar a gestão de custos, reduzir desperdícios e aumentar a lucratividade do setor”, destacou o empresário.

Vanier ainda ressalta que as soluções apresentadas atendem tanto produtores com armazéns próprios quanto empresas que armazenam para terceiros e indústrias beneficiadoras.

“O objetivo é oferecer alternativas que melhorem a eficiência e a rentabilidade em toda a cadeia”, concluiu.

Evento conecta campo e mercado

Com o tema “Cenário atual e perspectivas: conectando campo e mercado”, a 36ª edição da Abertura da Colheita do Arroz reforça seu papel como um dos principais encontros do setor orizícola. O evento é uma realização da Federarroz, com correalização da Embrapa Clima Temperado e do Senar, e patrocínio premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.colheitadoarroz.com.br.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --